Mutirão limpa 60 praias de SP: conscientização ambiental

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Mutirão limpa 60 praias de SP: conscientização ambiental
Praia de Peruíbe Foto: Divulgação|Equipe do Verão no Clima em Peruíbe Foto: Divulgação||Praia de Peruíbe Foto: Divulgação||||

Um verdadeiro mutirão humano abraçou a missão de levar educação ambiental e limpar 60 praias de 16 municípios do litoral de São Paulo.

O projeto ‘Verão no Clima’ vai desde Ubatuba, no litoral norte, até Cananéia, no litoral Sul.

Para promover a mudança de comportamento nas pessoas em relação aos cuidados ambientais com as praias e com o meio ambiente também há ações de educação ambiental, que serão acompanhadas por mais de 350 monitores e cerca de 1.500 voluntários no estado todo.

A ação começou no último dia 4 e vai até 14 de fevereiro, de quinta a domingo das 8 às 18h.

Bianca Sayuri Higa que é chefe da equipe em Peruíbe, no litoral sul de São Paulo, disse ao SóNotíciaBoa que a ideia é conversar com as pessoas nas praias sobre o descarte de resíduos sólidos.

“Trabalhar no que se gosta não é trabalho. É diversão. Poder usar isso para melhorar o lugar onde se vive então, é um privilégio. Assim como poder contar com uma equipe que veste a camisa do projeto. São todos da cidade e temos amor por nossas praias. Queremos conservá-las limpas”,  contou Bianca.

Caminhada

E não é só conversa.

São  mutirões, corridas e caminhadas de conscientização em prol da sustentabilidade, para conscientizar e esclarecer a todos sobre hábitos corretos de descarte e de redução de resíduos.

Entre as ações previstas, Peruíbe terá uma caminhada, com percurso de 3Km, no dia 26 de janeiro, das 9h às 12h.

O ponto de encontro será no CIT – Centro de Informações Turísticas –

Praça Melvin Jones s/n, Centro – ponto de referência Edifício Serra dos Itatins – prédio redondo.

Campanha conectada

Na equipe de Bianca, composta por 16 pessoas, ninguém fica de cara feia. Todo mundo animado e disposto a encarar o sol da praia pra vê-la cada vez mais limpa.

“Estão mais motivados do que nunca! Extraordinariamente maravilhoso!”, comemora.

A novidade é que tudo isso está conectado as redes sociais.

“Compartilhamos todas as fotos com a #veraonoclima em tudo o que se refere à ação. E #edepraia ou #naoedepraia dependendo da foto”, explica Sayuri.

A ação é uma iniciativa do governo do estado de São Paulo e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, com apoio da cervejaria Heineken.

Peruíbe Sustentável

Bianca Sayuri explica que existe uma campanha permanente da cidade de Peruíbe, o “Peruíbe Sustentável” que é um programa de mobilização da Prefeitura em prol da sustentabilidade.

Isso envolve a articulação e participação direta de integrantes da sociedade civil, movimentos sociais, instituições de ensino e empresários para trazer para a pauta o fortalecimento do compromisso com ações sustentáveis.

Entre elas estão o uso responsável dos recursos naturais. Tudo pela melhoria da qualidade de vida da população, o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente.

“Cedemos espaço para ações do departamento de meio ambiente municipal também, como para a Elektro com palestra sobre energia e meio ambiente, além de distribuição de mudas de árvore”, conta Bianca.

Equipe do Verão no Clima em Peruíbe Foto: Divulgação

Equipe do Verão no Clima em Peruíbe Foto: Divulgação

Distribuição de Mudas

Distribuição de Mudas

veraonoclima4 veraonoclima5 veraonoclima6

Por Andréa Fassina, da redação do SóNotíciaBoa