Exame de sangue detecta 8 tipos de câncer de forma precoce

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Exame de sangue detecta 8 tipos de câncer de forma precoce
Avaliação com o teste CancerSEEK. Foto: FRED DUBS

Cientistas norte-americanos desenvolveram um exame de sangue não invasivo que pode detectar oito tipos comuns de câncer de forma precoce, o que facilita o êxito no tratamento.

O exame, que também tem grande eficácia, foi publicado nesta quinta-feira na revista “Science”.

A equipe liderada por Joshua Cohen, do Centro Ludwig de Pesquisa do Câncer, na Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore (Estados Unidos) se baseou numa análise combinada de DNA e proteínas.

O diagnóstico de câncer antes que haja metástases é uma das chaves para reduzir as mortes pela doença no futuro, afirma a “Science”.

Tipos de câncer

A princípio, este novo método de diagnóstico foi criado para detectar o câncer de ovário, fígado, estômago, pâncreas, esôfago, colorretal, pulmão e mama.

Chamado de CancerSEEK, o exame analisa mutações em 16 genes que estão vinculadas a diferentes tumores e dez biomarcadores de proteínas que circulam no sangue.

Os pesquisadores estudaram um total de 1.005 pacientes que tinham sido diagnosticados com oito tipos comuns de câncer pré-metastático – diagnosticados com base nos sintomas da doença.

No trabalho também está incluído o estudo de 850 indivíduos sadios.

Eficácia

Os cientistas conseguiram fazer com que este teste detectasse câncer com uma sensibilidade de 69% a 98% – dependendo do tipo de tumor – nestes mais de mil pacientes.

Além disso, constataram que a probabilidade de uma pessoa saudável receber um resultado positivo falso “é muito baixa”.

Os responsáveis pelo trabalho dizem que a intenção do CancerSEEK é detectar o câncer antes que a doença seja sintomática.

Os cientistas estimam que o custo deste exame de sangue único pode ser inferior a US$ 500 dólares (R$ 1.600), valor comparável com alguns exames atuais, como a colonoscopia para o câncer de intestino.

Com informações da Exame