Pão integral, em vez de pão branco. Troca vale por uma caminhada

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Pão integral, em vez de pão branco. Troca vale por uma caminhada
Foto: Pixabay

Trocar o pão branco pelo integral na dieta aumenta a perda de calorias durante a digestão e acelera o metabolismo.

Um estudo feito pela Universidade Tufts, nos Estados Unidos – publicad0 no American Journal of Clinical Nutrition – diz que a substituição de grãos refinados por integrais ajuda a emagrecer tanto quanto uma a atividade física leve.

“As calorias extras perdidas por aqueles que comeram grãos integrais eram equivalentes a uma caminhada rápida de 30 minutos, ou a desfrutar de um pequeno biscoito extra todos os dias em termos de impacto”, disse a autora principal Susan B. Roberts, Ph.D., cientista sênior e diretora do Laboratório de Metabolismo Energético do USDA HNRCA.

A pesquisa

Os pesquisadores chegaram a essa conclusão depois de acompanhar um grupo com 81 homens e mulheres, com idades entre 40 e 65 anos, que consumiram os dois tipos de grãos por oito semanas.

Aqueles que fizeram uma dieta rica grãos integrais tiveram um aumento da taxa metabólica em repouso e maiores perdas de energia fecal, em comparação com aqueles que comeram grãos refinados, sem muitas fibras.

100 calorias a menos

A pesquisa mostrou que essa troca pode resultar na eliminação de 100 calorias por dia, assim como alguns tipos de atividade física.

Os integrais incluem a camada externa nutritiva dos grãos e são encontrados em produtos que incluem farinha de trigo integral, aveia e arroz integral.

Os grãos refinados são amidos que foram processados e refinados, principalmente para aumentar a vida útil. Este processo deixa o alimento mais pobre em vitaminas, minerais e fibras.

Com informações do Catraca Livre