Cientistas refazem em 3D rosto da Rainha Nefertiti do Egito. Veja!

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Cientistas refazem em 3D rosto da Rainha Nefertiti do Egito. Veja!
Foto: Reprodução YouTube|O busto da Rainha Nefertitit com o professor Josh Gates Foot: Reprodução Travel Channel|Nefertiti recriada em 3D

O rosto glamuroso da rainha Nefertiti, que poderia ter sido a mãe do rei Tutankhamon, ganhou vida com a mais recente tecnologia de imagem em 3D.

Cientistas da Universidade de Bristol mapearam digitalmente o rosto da antiga rainha exibida na Expedition Unknown do US Travel Channel, com Josh Gates.

A paleoartista Elisabeth Daynes levou 500 horas para recriar o busto.

E as jóias dela foram feitas por designers da Dior.

A escultura extraordinária fornece uma descrição precisa de sua aparência na vida e reforça a teoria de que a múmia da mãe biológica do rei Tutankhamon, apelidada de “Senhora mais nova”, também é a rainha Nefertiti.

O egiptólogo Dr. Aidan Dodson da Universidade de Bristol recebeu a permissão do Ministério das Antiguidades do Egito e do Museu Egípcio para remover o estojo de vidro protetor que cobre a múmia para examiná-la.

História

Nefertiti governou o Egito 3.300 anos atrás, de 1353 a 1336 aC.

Ela foi a mãe ou madrasta do menino-faraó, o rei Tutankhamon.

Seu nome completo, Neferneferuaten Nefertiti, significa ‘Belas são as Belezas de Aten, o Belo veio’.

A múmia danificada da Senhora Jovem foi descoberta em um túmulo no Vale dos Reis do Egito em 1898, e mostrada através de evidências de DNA em 2010, por ser a mãe biológica do Rei Tutankhamon.

“Nefertiti é lembrada como uma das mulheres mais bonitas da história, mas suas realizações são qualquer coisa além de profundidade da pele”, disse o Sr. Gates.

Além de se casar com um rei – Faraó Akhenaton – ela provavelmente nasceu filha de outro faraó, e possivelmente governou ao lado de Tutankhamon.

“A estrutura óssea e as características são notavelmente consistentes com as representações antigas. Eu acredito que este é o verdadeiro rosto de Nefertiti “, disse Gates.

A própria morte de Nefertiti está envolta em um mistério. Acredita-se que tenha morrido cerca de seis anos após o marido, possivelmente da praga que atingiu o Egito naquele momento.

Em 1331 aC, Tutankhaten mudou seu nome para Tutankhamon e mudou a capital egípcia para Tebas, onde morreu em 1323 aC.

Polêmica

A cor da pele da rainha de 3.400 anos criou uma controvérsia, com pessoas alegando que ela não teria sido assim na vida real.

Alguns usuários do Twitter questionaram a representação colorida da pele da rainha antiga.

No entanto, muitos comentaram que os antigos egípcios estavam intimamente relacionados às populações européias, o que significa que eles teriam uma pele pálida.

Os egípcios tinham diferentes cores da pele – de marrom claro a vermelho, a amarelo e negro.

Os homens eram freqüentemente mais escuros do que as mulheres, talvez por fazerem mais trabalho manual ao ar livre.

Especialistas dizem que o rosto é consistente com as representações antigas de Nefertiti.

“É extraordinário. Quando tomado ao lado da última leitura dos dados genéticos, isso nos fornece evidências verdadeiramente excitantes de que a múmia da Senhora Nova não é outra senão a própria rainha Nefertiti “, disse o Dr. Dodson.

Veja como era Nefertiti:

O busto da Rainha Nefertitit com o professor Josh Gates Foot: Reprodução Travel Channel

O busto da Rainha Nefertitit com o professor Josh Gates Foot: Reprodução Travel Channel

Nefertiti recriada em 3D

Nefertiti recriada em 3D

Assista como foi a recriação de Nefertiti:

Youtube tumbnail video

Com informações do Daily Mail