Designer brasileiro reconstrói rosto de santo padroeiro dos namorados

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Designer brasileiro reconstrói rosto de santo padroeiro dos namorados
Foto: Divulgação|||Restos mortais atribuídos ao santo estão na Igreja de São Jorge

Um designer brasileiro é o responsável por dar rosto a São Valentim, padroeiro dos namorados.

Cícero Moraes, especialista em reconstrução facial em 3D, reconstituiu por meio de computação gráfica os restos mortais do santo, retirados da tumba na Igreja de São Jorge, em Monselice, na província de Pádua, na Itália. (fotos abaixo)

Ele é o padroeiro dos apaixonados e, por conta disso, em muitos países o Dia dos Namorados é celebrado em 14 de fevereiro, sua data comemorativa.

O rosto verdadeiro de São Valentim, um bispo que viveu no século da terceira da era cristã, foi apresentado no último sábado, 10, numa cerimônia na Sala Buonamorte do Museu Sanpaolo, da cidade de Monselice.

O trabalho

Trata-se de um homem de feições rústicas e relativamente jovem – ao contrário de muitas das imagens que são conhecidas do santo, que mostram um senhor de aspecto delicado e já com idade avançada.

O trabalho de reconstituição facial de São Valentim de Monselice começou ainda em 2017.

Foi quando uma equipe multidisciplinar, formada por acadêmicos da Universidade de Pádua – como Francesco Veronese, do Departamento de Ciência Histórica, Geográfica e da Antiguidade; Alberto Zanatta, do Museu de Anatomia Patológica; e Nicola Carrara, do Museu de Antropologia.

Eles se uniram ao grupo de estudos arqueológicos Arc-Team.

Luca Bezzi, integrante italiano desta equipe, foi um dos que se encarregaram de fotografar detalhadamente o crânio atribuído ao santo – em uma operação que foi autorizada e supervisionada pela Igreja Católica.

O brasileiro

Em seguida, essas imagens em altíssima resolução foram repassadas ao designer brasileiro Cícero Moraes, especialista em reconstrução facial em 3D.

De posse das imagens digitalizadas, Moraes levou uma semana para recuperar a face verdadeira do santo.

Entretanto, há mais interrogações nesta história do que apenas desvendar o rosto do homem.

Acredita-se que São Valentim não tenha sido apenas uma pessoa, mas pelo menos três.

Rosto de São Valentim passou por reconstrução facial em 3D Imagem: Cícero Moraes/ Divulgação

Rosto de São Valentim passou por reconstrução facial em 3D Imagem: Cícero Moraes/ Divulgação

Restos mortais atribuídos ao santo estão na Igreja de São Jorge, em Monselice, Itália Foto: Luca Bezzi/ Divulgação

Restos mortais atribuídos ao santo estão na Igreja de São Jorge, em Monselice, Itália Foto: Luca Bezzi/ Divulgação

O desinger

Natural de Chapecó, Santa Catarina, formado em Marketing e morador de Sinop, no Mato Grosso, o designer especialista em 3D Cícero Moraes, de 35 anos, está se tornando um verdadeiro caçador de santos.

Com o São Valentim apresentado agora, ele soma 11 reconstituições de figuras religiosas do catolicismo – nove santos e dois beatos.

“Enveredar por esta seara foi ocasional. Tudo começou quando fui contratado pelo Museu da Universidade de Estudos de Pádua para reconstruir 28 faces que seriam apresentadas em uma mostra, anos atrás”, recorda-se.

“Uma dessas faces era de Santo Antônio de Pádua, outra do beato Luca Belludi. A partir desse trabalho, fui procurado pelo Dr. José Lira, um hagiólogo, ou seja, especialista na vida de santos, que me convidou para participar de outros projetos relacionados a figuras católicas.”

Veja como ficou:

Fases da reconstituição facial de São Valentim; trabalho envolveu equipe multidisciplinar Imagem: Cícero Moraes/ Divulgação

Fases da reconstituição facial de São Valentim Imagem: Cícero Moraes/ Divulgação

Com informações BBC