Reino Unido cria “plástico” ecológico feito de batatas

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Reino Unido cria “plástico” ecológico feito de batatas
Na França agora, só pratos e talheres reutilizáveis nos fast foods e restaurantes. Foto: Reprodução

Uma empresa do Reino Unido desenvolveu copos completamente recicláveis usando materiais orgânicos feitos de batatas.

A Biome Bioplásticos fabrica um material plástico ecológico a partir de fécula de batata, amido de milho e celulose, os principais componentes das paredes celulares das plantas.

A empresa criou um produto chamado bioplástico, que é completamente biodegradável e que pode ser jogado tanto em lixeiras de reciclagem de papel quanto nas de lixo orgânico.

É a primeira vez que bioplástico está sendo transformado em copos e embalagens descartáveis completamente recicláveis e capazes de resistir a líquidos quentes, diz Paul Mines, chefe-executivo da empresa.

Esses produtos ainda não estão no mercado, mas Mines está em negociação com diferentes revendedores.

“Não é viável se livrar por completo dos plásticos, mas é possível substituir alguns plásticos originados do petróleo por outros, derivados de plantas”, diz ele.

Os plásticos mais tradicionais são feitos de óleo e não são recicláveis, como muita gente pensa, já que a camada de polietileno usada para tornar o corpo impermeável impede o reaproveitamento.

“Vários consumidores compram os copos em boa fé, achando que eles podem ser reciclados”.

“Mas a maioria das embalagens descartáveis é feita de papelão colado com plástico, o que faz com que não sejam adequados à reciclagem. E algumas são feitas de isopor, que também não pode ser reciclado.”

Foto: Biome Bioplastics

Foto: Biome Bioplastics

Plástico com dias contados

O Reino Unido se comprometeu a eliminar todo o plástico substituível até 2042, enquanto a França baniu sacolas de plástico descartáveis.

A Noruega possui há décadas um esquema de depósito de garrafas de plástico- compradores recebem parte do dinheiro de volta ao depositar as garrafas numa máquina coletora.

O Reino Unido estuda adotar essa política.

Em São Paulo, as tradicionais sacolas plásticas brancas foram proibidas e alguns supermercados passaram a cobrar dos consumidores por sacolas biodegradáveis que não carregam marcas comerciais.

Com informações da BBC