Adolescente cria máquina de lavar pra quem não tem eletricidade

Remya Jose, de Kerala, na Índia, criou uma máquina de lavar pra quem não tem energia elétrica em casa..
A invenção lhe rendeu o Prêmio Nacional de Inovação, que recebeu do ex-presidente indiano Abdul Kalam.
A ideia surgiu depois que ela é irmã gêmea tiveram que lavar roupas à mão, depois que a mãe delas adoeceu.
Depois de estudar o que uma máquina de lavar elétrica poderia fazer, ela conseguiu projetar um sistema de pedal conectado a um tambor de alumínio por um corrente de bicicleta padrão.
O design foi então construído por uma oficina local a partir de componentes de bicicleta antigos.
A máquina de lavar roupa tem autonomia de carga por 30 minutos, dos quais apenas 4-5 minutos são necessários para o o início do ciclo, outros 4-5 minutos para enxaguar e o restante pra colocar sabão.
A água suja é descartada, deixando espaço para água nova e limpa antes da última rotação.
História
Remya Jose é do Kizhattoor Panchayat, no distrito de Malappuram, em Kerala, no sul da Índia.
Seu pai é professor de ensino médio e sua mãe é a diretora de uma escola.
Estudante exemplar na escola, Remya obteve uma nota superior a 90% nos exames do conselho, mesmo tendo que lavar roupa na mão.
Ela criou a máquina quando tinha apenas 14 anos.
Outras invenções
Ela representou sua escola em várias feiras científicas e ganhou prêmios por fazer também um protótipo de uma torre de transmissão para telefones celulares e para um modelo de trabalho de uma caçarola indiana que conserva o calor, funcionando também como aquecedor térmico.
Patente
Remya detém a patente da máquina de lavar roupa.
Agora, aos 20 anos, ela trabalha na National Innovation Foundation na Índia, a mesma que lhe concedeu o prêmio.
A jovem continua criando novas invenções para ajudar as comunidades rurais no seu país.
Veja como funciona:
Com informações da Brightvibes