Taxista cria “BiblioTáxi”: empresta livros para passageiros

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Taxista cria “BiblioTáxi”: empresta livros para passageiros
Carlos Careca e o BiblioTáxi - Foto: arquivo pessoal

Um motorista de taxi que adora leitura teve uma ideia original: criou o “BiblioTáxi”, uma mistura de taxi com biblioteca.

Carlos Careca viu na paixão pelos livros uma oportunidade para melhorar os negócios, conquistar e fidelizar passageiros, em meio à concorrência.

Pra isso ele usa o porta-malas do carro e a imaginação, para oferecer literatura e entretenimento aos clientes de Fortaleza, no Ceará.

“A gente tem que descobrir as melhores alternativas. Acredito muito no valor da cultura. Então, busquei esse nicho”, contou Carlos, de 57 anos, que trabalha a 15 como taxista.

Variedade

No bibliotáxi tem livro para todos os gostos: dos romances policiais de Agatha Christie às histórias infantis de Monteiro Lobato.

A biblioteca no porta-malas do carro começou modesta, com apenas cinco exemplares. Atualmente, são 70.

Ele revela que muitos clientes contribuem para manter o bibliotáxi com novos títulos.

“Semana passada conheci um cidadão que ficou tão entusiasmado que me chamou pra entrar na casa dele e tinha uma parede enorme cheia de livros. Aí, ele disse: Escolha dez livros para você. A corrida foi R$ 50 e ainda me deu 10 livros. A coisa dá certo”, contou o motorista.

No conhecido “táxi da alegria”, o combustível é a literatura e o bom humor.

“Eu aviso sobre os livros, o passageiro escolhe e leva pra ela. Ele devolve? 95% não. Mas a ideia das bibliotecas não é emprestar o livro? Fazer essa informação circular de mão em mão? Então… E recebo mais de outras pessoas. Estou sempre renovando os títulos. Tenho três caixas de doação em casa”, disse o taxista, que também aproveita os intervalos entre as corridas para ler.

Praia de Iracema

Carlos circula com seu bibliotáxi pela Praia de Iracema.

E entre um cliente e outro ele aproveita para viajar na leitura. O taxista prefere ficção e contos.

O último que leu foi “Meu Nome Não é Johnny”, de Guilherme Fiúza.

“Eu consigo viajar sem sair do lugar. Já fui pra Indonésia, Monte Everest, eu sentia frio, medo a cada página que eu lia”, relatou lembrando sensações durante a leitura de No Ar Rarefeito, de Jon Krakauer.

Chame o BiblioTáxi

Se estiver em Fortaleza, já sabe como fazer uma viagem diferente.

Chame o BiblioTáxi do Carlos pelo WhatsApp: 85-98113-2072

Com informações da TribunaDoCeará