Novo tratamento recupera visão de dois pacientes

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Novo tratamento recupera visão de dois pacientes
Foto: Reprodução GNN

Duas pessoas com perda severa da visão, por causa de uma doença ocular degenerativa, foram capazes de ler após um tratamento com células-tronco embrionárias.

A divulgação foi feita nesta segunda-feira (19) por pesquisadores britânicos e americanos.

Os pacientes tinham degeneração macular, que causa danos a visão ou derrames de vasos sanguíneos no olho, prejudicando a camada de células chamada epitélio pigmentar da retina (EPR).

Este dano à retina mata as células sensíveis à luz.

Como

No estudo, os pesquisadores usaram células-tronco embrionárias humanas para cultivar células da retina em um suporte de plástico fino.

Eles então transplantaram esse “tecido feito em laboratório” para os olhos de dois voluntários.

Antes da cirurgia, nenhum dos dois conseguia ler, relatou a equipe na revista Nature Biotechnology.

Mas um ano após o procedimento, ambos puderam ler “com óculos de leitura normais, embora lentamente”, disse um resumo da imprensa da Nature.

Mais pesquisas devem ser feitas antes que o procedimento possa ser aprovado como tratamento, disse a equipe.

Versáteis

As células-tronco embrionárias podem se transformar em qualquer tecido do corpo – uma habilidade que criou esperanças tentadoras de usá-las para substituir membros ou órgãos perdidos por doença, acidente ou guerra.

Mas as células-tronco doadas podem provocar uma resposta imune, ser rejeitadas pelo organismo, ou até causar câncer.

O especialista em células-tronco Dusko Ilic, do King’s College London, descreveu as conclusões do estudo como “encorajadoras”, e disse que elas reduziram as preocupações de segurança em torno de terapias baseadas em células-tronco.

“Eles representam mais um passo à frente na concretização de nossas esperanças de implementação clínica do tratamento baseado em hESC de degeneração macular relacionada à idade, em um futuro não tão distante”, disse ele.

Acredita-se que o olho seja um local promissor para os transplantes de células-tronco, já que está por trás de um escudo chamado barreira ocular sangüínea, onde há uma resposta imunológica mais fraca.

Quatro anos atrás, os pesquisadores usaram células-tronco embrionárias para restaurar a visão em pacientes com uma forma mais comum e menos grave de degeneração macular.

Com informações do GNN