Novo vidro transforma energia solar em eletricidade

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Novo vidro transforma energia solar em eletricidade
Foto: divulgação / Lawrence Berkeley

Pesquisadores do Lawrence Berekley National Laboratry criam vidro capaz de converter energia solar em eletricidade.

Eles fizeram um painel de vidro fotovoltaico capaz de absorver energia solar e convertê-la em energia elétrica.

O estudo publicado pela revista especializada Nature  diz que a longo prazo o material poderá ser usado para substituir a maioria dos painéis tradicionais, com prédios ou carros capazes de gerar sua própria eletricidade.

Como

O vidro é revestido por um líquido semicondutor que contém diversos compostos químicos, como césio e iodeto de chumbo.

Em temperatura ambiente, ele é bem transparente e permite a passagem de 82% da luz que chega nele. Mas quando é aquecido até 105ºC, ele assume uma coloração alaranjada e se torna mais opaco, deixando passar apenas 35% da luz.

Quando exposto à luz do sol, o vidro é capaz de converter o calor que chega do astro em energia elétrica. Essa energia, por sua vez, pode ser aproveitada pelo sistema elétrico da casa, do carro ou do prédio em que ele está instalado.

Além disso, como ele é menos transparente do que os vidros tradicionais, ele permite a passagem de menos calor para dentro dos locais onde é colocado.  Dessa forma, um prédio comercial revestido com esse vidro gastaria menos energia com ar condicionado, por exemplo.

Desafios

Segundo o Fast Co. Design, a equipe de pesquisa do laboratório ainda tem uma série de desafios para tornar a sua criação viável.

Um  deles é aumentar sua eficiência: por enquanto, ela só converte cerca de 7% da energia que chega até ela em energia elétrica aproveitável.

Segundo o professor Peidong Yang, que lidera a equipe de pesquisa, o mínimo para que ele seja economicamente viável seria 10%.

Com informações do OlharDigital