SP Fashion Week terá roupas criadas por detentos

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para SP Fashion Week terá roupas criadas por detentos
Foto: Divulgação

Novidade na 45ª edição da São Paulo Fashion Week (SPFW) que começa neste sábado. O evento terá uma coleção exclusiva feita por detentos.

As roupas de crochê foram desenvolvidas por presos da Penitenciária Desembargador Adriano Marrey, em Guarulhos, São Paulo.

A coleção faz parte do projeto social Ponto Firme, liderado pelo designer e artesão Gustavo Silvestre, que há dois anos ensina aos detentos a arte de crochetar.

Ao todo, mais de 30 peças serão apresentadas durante o desfile e depois ficarão expostas no Museu da Resistência dentro da Estação Pinacoteca, em São Paulo.

O projeto

O projeto Ponto Firme, que tem apoio da Círculo S/A, começou em outubro de 2015.

Silvestre não imaginava a proporção que iria ganhar.

“Quando comecei na penitenciária, eram 11 alunos e apenas três deles sabiam fazer crochê”, afirma.

“De dentro do presídio, dava para ver um outdoor com a Gisele Bündchen e eu brincava dizendo que ela poderia desfilar com as roupas criadas por eles um dia”

SPFW

A ideia de fazer um desfile profissional com as peças criadas pelos detentos surgiu depois que Silvestre apresentou o projeto Ponto Firme a Paulo Borges, idealizador e diretor criativo da SPFW.

Segundo Silvestre, ele gostou da ideia e abraçou a causa.

Como os detentos não poderão assistir à apresentação no próximo sábado, Silvestre organizou no início do mês de abril o mesmo desfile com as mesmas modelos dentro da penitenciária.

O designer tem planos de abrir uma cooperativa de crochê para acolher ex-detentos e dar a eles a oportunidade de trabalho.

De acordo com Silvestre, a ressocialização dessas pessoas é complicada, pois a maioria não tem nenhuma formação e, sem a chance de trabalhar, muitos acabam voltando para o crime.

Serviço

45ª edição da SPFW
Local:  Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera – São Paulo/SP
Dias: de 21 e 26 de abril
O desfile Ponto Firme será no sábado às 15:30 horas

Com informações da Exame