Irmãos, alunos da Apae, entram na universidade. Que vitória!

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Irmãos, alunos da Apae, entram na universidade. Que vitória!
Os irmãos e alunos da Apae Samuel dos Santos Martins, 22, e Bruno dos Santos Martins, 25. Os novos universitários brasileiros! Foto: divulgação

Dois irmãos, alunos da Apae, são vitoriosos e determinados. É assim que podemos nos referir ao Samuel dos Santos Martins, 22, e Bruno dos Santos Martins, de 25 anos.

Mesmo com deficiência intelectual – o mais velho também é autista – os irmãos conseguiram realizar o sonho de entrar na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Samuel vai cursar Ciências Sociais e Bruno, Serviço Social. “Eu conheço as limitações que tenho. Mas eu vou tentar superá-las e superar esse novo desafio que tenho na minha vida”, disse Bruno ao GazaetaOnLine.

Bullying

Antes de se tornarem universitários, os irmãos frequentaram, por cerca de 12 anos, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

“Na escola regular nós sofríamos muito bullying. Mas na Apae temos amigos, fazíamos teatro”, lembra Samuel.

A mãe dos rapazes, Lúcia Mara dos Santos Martins, está orgulhosa da conquista dos filhos: “Eles são minha inspiração de vida.”

Preparação

Os irmãos frequentavam a unidade da Apae da Serra.

“Ela abriu várias as portas pra gente. Ajudou com que eu me abrisse. E ajudou a me aceitar como eu sou. Falo com orgulho que sou aluno Apae”, diz Bruno.

O presidente da Federação das Apaes do Espírito Santo, Vanderson Pedruzi Gaburo, diz que a conquista é motivo de comemoração e incentivo para continuar o trabalho já desenvolvido.

“Vamos continuar trabalhando para que outras pessoas com deficiência intelectual acessem o espaço universitário”, promete Pedruzi Gaburo

A notícia boa

Bruno e Samuel receberam em março a noticia de que conquistaram vaga na universidade.

“Foi nossa mãe que me ligou e deu a notícia. Ficamos muito felizes”, disse Bruno

Quase não acreditei quando nossa mãe disse. Achei que fosse um trote, até que vi nossos nomes na lista de aprovados”, contou Samuel.

A palavra superação, que acompanhou a vida dos dois, continua firme.

“Pretendo mostrar para as pessoas que a gente tem sonhos. Pessoas como a gente tem vida, sentimentos e capacidade”, disse Samuel

Eu vou tentar superar esse novo desafio e vou surpreender a todos que vão estar comigo”, prometeu Bruno.

Com informações da GazetaOnLine