Artrite: beber água com bicarbonato reduz inflamações

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Artrite: beber água com bicarbonato reduz inflamações
Foto: Reprodução Daily Mail

Beber solução de bicarbonato de sódio pode aliviar a artrite, sugere uma nova pesquisa feita nos EUA.

Usado na cozinha, o bicarbonato de sódio, pode prevenir o sistema imunológico dos pacientes com artrite reumatóide que ataca suas articulações e leva inflamação dolorosa, diz o estudo.

A pesquisa, feita pelo Dr. Paul O’Connor, do Medical College of Georgia, mostra que depois de duas semanas bebendo água com bicarbonato de sódio, as pessoas produzem menos células imunológicas que causam inflamações.

“A mudança de inflamatório para anti-inflamatório está acontecendo em todos os lugares. Vimos nos rins, vimos no baço, vemos no sangue. É potencialmente uma maneira segura de tratar doenças inflamatórias.”

Pesquisas anteriores já mostraram que o bicarbono permite que até 20% das mulheres evitem cesarianas, neutralizando os ácidos em seus úteros.

A artrite reumatóide afeta cerca de 1,3 milhões de adultos nos EUA.

Motivo

Acredita-se que o bicarbonato de sódio tenha efeito nas células que revestem os órgãos internos.

Essas células, conhecidas como mesoteliais, avisam o corpo quando há um “intruso” e uma resposta imune precisa ser lançada.

Beber a solução de bicarbonato faz com que o baço “diga” às células mesoteliais que não lancem uma resposta imune.

Os pesquisadores, que pediram a pessoas saudáveis para beber uma garrafa de água com infusão de bicarbonato de sódio, também descobriram que a bebida reduz as células T, que também fazem parte do sistema imunológico e estão associadas à inflamação.

Esses resultados continuaram por pelo menos quatro horas.

O estudo foi publicado no Journal of Immunology e sugere ainda que beber bicarbonato de sódio faz com que o baço das pessoas aumente, devido a uma ação antiinflamatória.

Trabalho de parto mais fácil

A pesquisa divulgada em janeiro sugeriu que, depois de beber bicarbonato dissolvido em água, entre 17 e 20 por cento das mulheres que têm trabalho lento ou difícil, dão à luz naturalmente, sem prejudicar seus bebês.

Falando no programa da BBC Today, a professora Susan Wray, da Universidade de Liverpool, explicou que o bicarbonato de sódio usado no estudo é o tipo padrão disponível nos supermercados.

Os pesquisadores acreditam que o consumo de bicarbonato é uma maneira simples e econômica de melhorar o bem-estar das mães durante o trabalho de parto em todo o mundo.

Eles analisaram 200 mulheres que tinham trabalhos difíceis ou lentos, alguns dos quais bebiam água contendo bicarbonato de sódio.

Cerca de um em quatro nascimentos no Reino Unido é realizado por cesariana.

Cuidados

Embora geralmente seguro, o procedimento pode causar coágulos sanguíneos, sangramento excessivo e infecções do útero.

É preciso tomar cuidado com a dosagem. Muita alcalinidade também faz mal.

A sugestão é procurar o seu médico e perdir orientação.

Com informações do Daily Mail