Maestro toca violoncelo em locais bombardeados pra combater terror

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Maestro toca violoncelo em locais bombardeados pra combater terror
Foto: Reprodução CNN

Música contra o terror. Um maestro vai a locais de bombardeios e toca violoncelo. Simples assim!

Quando três carros-bomba balançaram as fundações de Bagdá, no Iraque, o famoso maestro iraquiano Karim Wasfi fez do violoncelo uma arma de paz. (vídeo abaixo)

A performance foi no dia seguinte às explosões, como forma de mostrar resiliência contra o terrorismo.

Ele quer estimular o movimento na cidade para combater a violência com a música.

Algumas pessoas podem não acreditar que a música possa combater adequadamente o terror, mas Wasfi está provando o contrário.

“O ponto central é vencer o terror e a intimidação pela beleza e refinamento da civilização”, disse Wasfi à PeacePrints.

Compartilhar o bem

“Aqueles que podem odiar não reconhecem a beleza, eles não podem ouvir a beleza, eles não podem ver, eles não podem sentir isso”, disse ele.

“Talvez porque eles nunca tenham sido expostos a isso, então também temos a responsabilidade de compartilhar com todos a base sólida, concreta e básica do bem e da beleza, porque é algo que você pode construir.”

Movimento cresceu

Depois que a iniciativa espontânea de Wasfi chamou atenção do mundo, ele criou o Centro para a Criatividade – Paz através das Artes: uma organização que une jovens de diferentes etnias para que possam tocar nas ruas de Bagdá.

“Então, em vez de a Orquestra Sinfônica Nacional se apresentar a cada um mês ou dois meses, temos 5 ou 7 grupos tocando na cidade o tempo todo”, disse Wasfi.

O regente afirma que criou o centro a partir do desejo de “inundar a cena com cultura e beleza, contra a intimidação e contra o medo”.

E sua abordagem parece estar funcionando.

“A experiência positiva foi quando percebi que havia cerca de 14 milicianos que decidiram desistir de seu compromisso com suas armas pra que pudessem se tornar músicos”, disse ele.

Veja o maestro em ação musical após os bombardeios:

Youtube tumbnail video

Com informações do GNN