Terapia com bonecas devolve autoestima a pessoas com Alzheimer

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Terapia com bonecas devolve autoestima a pessoas com Alzheimer
Foto: reprodução / People||

Cresce o número de casas de repouso nos EUA que estão usando uma técnica simples, com bonecas, para estimular pacientes com Alzheimer.

A “Terapia de Abraços” dá bonecas para os vovôs cuidarem e isso ajuda a devolver a alegria, aliviar o estresse, reduzir a depressão, a agitação, a ansiedade e a estimular emoções positivas, como lembranças sobre a paternidade/maternidade.

O mais interessante é que a terapia está funcionando bem. Colocar os bonecos sob os cuidados dos idosos melhorou o humor dos pacientes, proporcionou a eles um sentimento de autovalor, diminuiu a tendência de se desligarem e reduziu a necessidade de medicamentos para ansiedade.

Ela está sendo utilizada atualmente nas Comunidades de Tratamento do Poet’s Walk Memory Care Communities de oito locais: nas cidades de Leesburg, Fredericksburg e Warrenton, na Virgínia; nas instalações do Texas em Cedar Park, Round Rock e San Antonio; em Henderson, Nevada; e Sarasota, Flórida.

Como

Durante a “Terapia de Abraços”, o boneco é dado ao idosos para “cuidar” como parte de sua programação diária. Eles seguram, balançam e acariciam a boneca

Ela também incentiva um sentimento de amor e autoestima.

Os bonecos ajudam pessoas com Alzheimer e demência a se conectarem de volta ao mundo e a expressarem amor.

Para os pacientes que são pais, isso pode trazer de volta lembranças felizes da criação da família.

“Minha mãe ganha vida quando ela abraça esses bonecos”, diz April Hannewald.

A mãe dele é paciente da Comunidade de Cuidados com a Memória em Nevada.

Ela conta que a idosa agora fala pouco, “mas quando estou empurrando-a na cadeira de rodas, ela começa a falar frases inteiras quando passamos as bonecas [dizendo coisas como]” Oh, olha! O que os bebês estão fazendo?”, conta.

“Entre as várias formas de terapia recreativa que nossos cuidadores oferecem, descobrimos que a “terapia de abraços” é uma das mais simples e mais terapêuticas. É também uma das mais bem sucedidas, pois dá aos nossos residentes um propósito que eles desejam”, conta Terra Brown, diretora executiva da Poent’s Walk Warrenton, na Virginia.

Foto: Shannon Gray Blair

Foto: Shannon Gray Blair

Dicas

Para fazer um tratamento similar com um paciente, o programa Terapia de Abraço recomenda o uso de bonecas que não chorem, para evitar respostas estressantes nos pacientes.

Além disso, as bonecas devem ser tratadas como se fossem bebês reais, em vez de brinquedos.

“Quando me sento com a minha mãe e ela fica inquieta e distraída, tudo o que tenho a fazer é dar-lhe uma boneca e colocar um sorriso no rosto. Ela fala com o bebê e beija a testa dele com frequência ”, diz Hannewald.

terapia-2

Foto: Shannon Gray Blair

Com informações do GNN e People