Comer todas as refeições antes das 15 hs melhora saúde, diz estudo

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Comer todas as refeições antes das 15 hs melhora saúde, diz estudo
Foto: Reprodução Daily Mail

Comer todas as suas refeições antes das 15h reduz a pressão arterial, inibe a diabetes e deixa você com menos fome durante o dia.

Um novo estudo descobriu que isso ajudou os homens com excesso de peso a perder peso e a melhorar sua saúde em quase todos os aspectos.

O estudo da Universidade do Alabama, em Birmingham, nos EUA, foi o primeiro a testar clinicamente essa forma de jejum intermitente, conhecida como alimentação precoce com restrição de tempo (eTRF) em humanos.

O objetivo da equipe foi identificar por que as dietas de jejum parecem estimular o metabolismo e a saúde – seja por consumir menos calorias, ou por interromper o consumo de alimentos precocemente.

Os resultados mostram que o ponto de corte na alimentação é a chave.

Relógio biológico

De acordo com o principal autor, Professor Courtney Peterson, PhD, a dieta em jejum segue o nosso ritmo circadiano natural (ou relógio biológico).

Numa pessoa saudável, os níveis de cortisol (o hormônio do estresse) atingem o pico por volta das 8h, que nos dá energia para acordar.

Esses níveis caem ao seu nível mais baixo às 3 da manhã do dia seguinte, antes de voltarem ao seu pico cinco horas depois, às 8 da manhã novamente.

Este pico, às 8 da manhã, será desencadeado pela exposição à luz do sol, se não for por um despertador.

Quando isso acontecer, as glândulas supra-renais e o cérebro começarão a bombear adrenalina.

No meio da manhã, os níveis de cortisol começam a diminuir, enquanto a adrenalina (para a energia) e a serotonina (um estabilizador de humor) continuam a bombear.

Ao meio-dia, o metabolismo e a temperatura corporal aumentam, deixando-nos com fome e prontos para comer.

Depois do meio dia, os níveis de cortisol começam seu declínio constante.

O metabolismo desacelera e o cansaço se instala.

Aos poucos, a serotonina se transforma em melatonina, o que induz a sonolência.

Nossos níveis de açúcar no sangue diminuem e às 3 horas, quando estamos no meio do sono, os níveis de cortisol atingem um mínimo de 24 horas.

“Se você comer tarde da noite, é ruim para o seu metabolismo”, disse o professor Peterson.

“Por exemplo, a capacidade do nosso corpo de manter nosso açúcar no sangue sob controle é melhor pela manhã do que à tarde e à noite, então faz sentido comer a maior parte da nossa comida de manhã e no começo da tarde.”

Testes

No estudo, oito homens com pré-diabetes passaram cinco semanas em uma dieta eTRF, depois outros cinco em uma dieta comum.

Na dieta de jejum, tomavam o café da manhã entre as 6h30 e as 8h30 da manhã, e jantavam até às 15h, seis horas depois. Eles então jejuaram pelo resto do dia – o que totalizou cerca de 18 horas.

Na típica dieta americana, eles faziam suas refeições durante um período de 12 horas.

Eles consumiam exatamente os mesmos alimentos, com exatamente a mesma quantidade de calorias, carboidratos, proteínas, gorduras e nutrientes – monitorados cuidadosamente pelos pesquisadores.

Resultados

A dieta do eTRF melhorou drasticamente sua sensibilidade à insulina, protegendo-a de picos perigosos nos níveis de açúcar no sangue.

Também reduziu a pressão arterial e os níveis de estresse oxidativo.

Para surpresa dos participantes, também reduziu drasticamente o desejo por lanches à noite.

Esses achados, especificamente, sugerem que comer no início do dia pode ser uma forma benéfica de jejum intermitente.

“Sabemos que o jejum intermitente melhora o metabolismo e a saúde”, disse Peterson.

“No entanto, não sabemos se esses efeitos são simplesmente porque as pessoas comem menos e perdem peso”.

A professora Peterson disse que espera que o estudo acione mais pessoas para pensar em como é essencial para sua saúde seguir seu ritmo circadiano.

“Nossos dados também indicam que nosso regime de alimentação deve ser sincronizado com o ritmo circadiano e nosso relógio biológico”, disse o dr. Eric Ravussin, diretor do Centro de Pesquisa em Obesidade Nutricional do Centro de Pesquisas Biomédicas de Pennington, e colaborador do estudo.

Peterson observa que sua pesquisa esclarece porque abordagens de jejum intermitente que limitam a alimentação até o final da tarde e à noite podem não ter encontrado nenhum benefício.

Essas descobertas podem levar a melhores formas de ajudar a prevenir o diabetes tipo 2 e a hipertensão.

À luz desses resultados promissores, Peterson diz que são necessárias mais pesquisas sobre o jejum intermitente e o momento das refeições para descobrir como elas afetam a saúde e para descobrir quais tipos de abordagens são viáveis para a maioria das pessoas.

Com informações do Daily Mail