Molho de tomate cozido melhora função intestinal

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Molho de tomate cozido melhora função intestinal
Foto: Reprodução Daily Mail

Molho de tomate cozido aumenta os níveis de bactérias saudáveis no intestino, descobriu uma nova pesquisa feita na Europa.

Cientistas da Universitat Politècnica de València, na Espanha, descobriram que os tomates têm um efeito probiótico muito melhor no intestino quando cozidos, em comparação aos tomates crús, porque o processo de cozimento preserva a importante substância química que dá a cor vermelha aos tomates.

Embora uma bactéria saudável no intestino previna que alguns antioxidantes sejam absorvidos pelo molho de tomate, ele aumenta a eficácia dessa mesma bactéria.

Licopeno preservado

Entender como o cozimento e a digestão afetam os benefícios para a saúde dos alimentos ajudaria os fabricantes a produzir alimentos que melhoram a saúde, dizem os pesquisadores.

Os cientistas espanhóis estudaram como a digestão afeta os antioxidantes – substâncias que ajudam a proteger as células contra danos – no molho de tomate.

Os tomates são considerados particularmente saudáveis, em parte porque contêm o antioxidante licopeno, que também é o que os torna vermelhos.

Os pesquisadores descobriram que cozinhar os tomates fortalece o licopeno, porque eles sobrevivem ao processo digestivo e são absorvidos pelo organismo.

Isso aumenta o efeito probiótico – estimulando o crescimento de bactérias saudáveis – do tomate.

Ao mesmo tempo, os pesquisadores analisaram o lactobacillus reuteri – uma das bactérias mais importantes para um intestino saudável, produzida naturalmente pelo corpo.

Embora o L. reuteri impeça a absorção de alguns antioxidantes do tomate, esses antioxidantes tornam as bactérias mais eficazes.

E mais ainda no molho de tomate cozido.

A pesquisadora Ana Belén Heredia disse: ‘Trabalhamos com tomate cru e frito para determinar o impacto do processamento.

“E entre os resultados, descobrimos que servir refeições ricas em probióticos com molho de tomate frito aumenta seu efeito probiótico”.

A pesquisa foi publicada no Journal of Functional Foods.

Câncer

Não é segredo que os tomates são saudáveis. Pesquisas anteriores afirmam que comê-los pode ajudar a retardar o câncer de estômago, e o molho de tomate pode reduzir o risco de câncer de próstata.

Um estudo do ano passado descobriu que a popular fruta mediterrânea inibe o crescimento celular quando ingerida na sua totalidade.

Pesquisadores disseram que a descoberta pode abrir o caminho para estudos com foco na prevenção do câncer de estômago, bem como o uso de dieta para apoiar os tratamentos convencionais.

 

Com informações do Daily Mail