Ovo faz bem para o coração, reduz peso e diabetes: ciência

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Ovo faz bem para o coração, reduz peso e diabetes: ciência
Foto: Pixabay

O ovo não é vilão da saúde humana, como a ciência pregou nas últimas décadas. Quem descobriu foi o professor Nick Fuller, da Universidade de Sydney, na Austrália.

Ele provou que o ovo faz bem, depois que colocou centenas de voluntários para comer até 12 ovos por semana e monitorou todos eles para medir riscos cardiovasculares, pré-diabetes, diabetes tipo 2 e obesidade.

A conclusão foi que, comer até 12 ovos por semana não aumentou fatores de risco à saúde monitorados pela equipe.

“Apesar de conselhos conflitantes sobre níveis seguros de consumo de ovos por pessoas com pré-diabetes e diabetes tipo 2, nossa pesquisa indica que as pessoas não precisam evitar comer ovos se isso fizer parte de uma dieta saudável,” disse o professor Fuller.

“Uma dieta saudável, como prescrita neste estudo, enfatizou a substituição de gorduras saturadas (como a manteiga) por gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, como abacate e azeite de oliva.”

Coração

No ensaio inicial, os participantes tinham que manter seu peso enquanto embarcavam em uma dieta rica em ovos, 12 por semana – e com baixo teor de ovos: menos de dois por semana.

Não houve diferença nos marcadores de risco cardiovascular ao final do período de três meses.

Obesidade

Os mesmos participantes entraram então em uma dieta para emagrecer por mais três meses, enquanto continuavam seu consumo alto ou baixo de ovos.

Por seis meses adicionais – 12 meses no total – os participantes foram monitorados, encerrando a dieta, mas mantendo sua alta, ou baixa ingestão de ovos.

Em todas as etapas, não houve alterações adversas nos marcadores de risco cardiovascular nos dois grupos e ambos atingiram perdas de peso equivalentes, independentemente do nível de consumo de ovos.

Colesterol

O monitoramento de um ano rastreou uma ampla gama de fatores de risco cardiovascular, incluindo colesterol, açúcar no sangue e pressão arterial, sem diferença significativa nos resultados entre os grupos de muitos e poucos ovos.

“Enquanto os ovos são ricos em colesterol dietético – e as pessoas com diabetes tipo 2 tendem a ter níveis mais altos do colesterol ‘ruim’, a lipoproteína de baixa densidade (LDL) – este estudo apoia pesquisas existentes que mostram que o consumo de ovos tem pouco efeito sobre os níveis de colesterol no sangue das pessoas que os ingerem,” explicou o Dr. Fuller.

O Dr. Fuller diz que os resultados do ensaio são importantes porque destacam os potenciais benefícios dos ovos para a saúde de pessoas com pré-diabetes e diabetes tipo 2, bem como para a população em geral.

“Os ovos são uma fonte de proteínas e micronutrientes que podem dar suporte a uma série de fatores de saúde e dietéticos, incluindo ajudar a regular a ingestão de gordura e carboidratos, a saúde dos olhos e do coração, vasos sanguíneos saudáveis e gestações saudáveis,” disse ele.

Os diferentes níveis de consumo de ovos também não mostraram impacto sobre o peso dos participantes.

“Curiosamente, as pessoas nas duas dietas, com poucos e muitos ovos, perderam uma quantidade equivalente de peso – e continuaram a perder peso depois que a fase de perda de peso de três meses tinha terminado,” disse ele.

Com informações do Diário da Saúde