Primeira córnea impressa em 3D poderá restaurar visão

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Primeira córnea impressa em 3D poderá restaurar visão
Foto: Reprodução GNN

Pela primeira vez, cientistas conseguiram imprimir córneas humanas em 3D. Elas têm capacidade para restaurar a visão de milhões de pessoas, que aguardam na fila do transplante.

A pesquisa foi realizada no Reino Unido pela Universidade de Newcastle e publicada na Experimental Eye Research.

O estudo mostra como as células-tronco da córnea humana, de uma doadora saudável, foram misturadas com alginato e colágeno para criar uma solução que pudesse ser impressa – uma ‘bio-tinta’, bio-ink em inglês. (vídeo abaixo)

Baixo custo

Usando uma simples bio-impressora 3D de baixo custo, a bio-ink levou menos de 10 minutos para ser impressa e criar uma córnea humana 3D.

As dimensões do tecido impresso foram originalmente retiradas de uma córnea real.

Depois de examinar os olhos de um paciente, eles puderam usar os dados dela para imprimir rapidamente uma córnea que correspondesse ao tamanho e à forma necessaária.

“Muitas equipes em todo o mundo têm perseguido a bio-tinta ideal para tornar esse processo viável”, disse Che Connon, professor da Universidade de Newcastle que liderou o trabalho.

“Nosso gel exclusivo – uma combinação de alginato e colágeno – mantém as células-tronco vivas enquanto produz um material que é rígido o suficiente para manter sua forma, mas macio o suficiente para ser espremido pelo bocal de uma impressora 3D.

Testes

Connon acrescentou: “Nossas córneas impressas em 3D terão agora que passar por mais testes e levaremos alguns anos até que possamos estar na posição para transplantes.

“No entanto, o que mostramos é que é possível imprimir córneas usando coordenadas tiradas do olho de um paciente e que essa abordagem tem potencial para combater a escassez mundial.”

Fila para transplante

Como a camada mais externa do olho humano, a córnea desempenha um papel importante na focalização da visão.

Mas, há uma escassez significativa de córneas disponíveis para transplantes, com 10 milhões de pessoas na fila para cirurgia pra evitar a cegueira, causada por problemas como o tracoma, uma doença ocular infecciosa.

Além disso, quase 5 milhões de pessoas sofrem de cegueira total devido a cicatrizes na córnea causadas por queimaduras, lacerações, abrasão ou doença.

Youtube tumbnail video

Com informações da GNN