Droga contra fungos mata células de câncer no reto: pesquisa

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Droga contra fungos mata células de câncer no reto: pesquisa
Câncer colorretal - Foto: iStock

Um medicamento antifúngico – contra fungos – pode ser eficaz contra células resistentes em casos de câncer colorretal.

Os responsáveis pela descoberta são os pesquisadores do Instituto de Pesquisas de Câncer do Reino Unido de Cambridge.

Eles descobriram que Itraconazol pode ajudar a eliminar células tumorais “adormecidas” do câncer colorretal.

O remédio é usado em infecções fúngicas incluindo certos tipos de levedura vaginal (como candidíase) e infecções nos pés e mãos (como tinea pedis e tinea manuum).

A pesquisa

Em experimentos conduzidos em ratos, a equipe descobriu que a droga antifúngica pode matar um tipo de célula cancerígena colorretal normalmente imune ao tratamento.

Essas células tumorais são encontradas em um estado de “dormência”, e por isso não respondem às terapias usuais, como a quimioterapia, que visam as células ativas do câncer.

“Neste estudo, a equipe teve como alvo um tipo de célula que dorme dentro dos tumores intestinais, permanecendo indiferente ao tratamento e deixando o paciente correndo risco de o câncer voltar,” explicou o co-autor da pesquisa, Simon Buczacki, ao site medical News Today.

O estudo, publicado no jornal científico Experimental Medicine, testou a eficácia de vários medicamentos nas vias de controle de dormência celular e, na tentativa e erro, acharam o sucesso do Itraconazol.

O remédio também bloqueou o crescimento do tumor cancerígeno.

O próximo passo dos cientistas será testar o medicamento em pacientes humanos com câncer colorretal em estágio avançado, para conseguir respostas mais elaboradas sobre a eficácia do tratamento.

Com informações do VivaBem e BOL