Inaugurada 1ª mercearia “pague o que puder” no Canadá

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Inaugurada 1ª mercearia “pague o que puder” no Canadá
Foto: The Canadian Press/Cole Burston|||

O Canadá dá exemplo e abre a primeira mercearia “pague o que puder” do mundo. Ela fica em Toronto.

As prateleiras são abastecidas inteiramente com alimentos recuperados, porque são deformados ou machucados, apesar de serem perfeitamente comestíveis.

Os clientes podem pegar o que quiserem e pagar o quanto quiserem.

A loja da Feed It Forward “vende” alimentos e ingredientes que são doados por grandes cadeias de suprimentos de supermercado que não têm permissão para vender os produtos para o consumidor em geral.

Outros produtos são doados porque as mercearias não estão autorizadas a vender as mercadorias se estiverem muito próximas de sua data de validade, embora ainda possam ter uma validade por vários meses.

Também tem alimentos que são descartados simplesmente porque há muito estoque em depósito para acomodá-lo.

Paga o que puder

Os clientes da Feed It Forward, no entanto, são livres para encher suas cestas e pagar o que puderem. Se não tiverem dinheiro, ainda assim estarão livres para pegar o que quiserem.

No entanto, as famílias só podem levar para casa um dia de comida, para garantir que a loja permaneça abastecida para servir outras pessoas.

Aqueles que podem pagar por sua comida também têm a opção de cobrir o custo de mantimentos de outra pessoa.

Desperdício

A mercearia inovadora é do chefe Jagger Gordon, um renomado defensor canadense conhecido por reduzir o desperdício de comida e alimentar os famintos.

Gordon começou sua iniciativa sem fins lucrativos em 2014, quando administrava sua própria empresa de refeições.

Atordoado com a quantidade de comida que acabava em latas de lixo, ele começou a abrir as cozinhas em Toronto, que distribuíam exclusivamente refeições nutritivas feitas com ingredientes recuperados.

Ele ganhou as manchetes em 2016 por servir mais de 600 refeições quentes para os moradores da cidade famintos na véspera de Natal.

Em maio de 2017, Jagger Gordon abriu um bar de sopas, que se tornou o primeiro restaurante pago em Toronto.

Além disso, o chef está se unindo para que as pessoas assinem uma petição que exigirá que os legisladores canadenses mudem suas leis alimentares.

“O conceito da loja é mostrar como os canadenses podem utilizar os alimentos que são destinados a aterros sanitários: alimentos perfeitamente comestíveis que não devem ser descartados e que podem estar enchendo as barrigas vazias de nossos cidadãos”, disse Gordon.

Para doar para a organização sem fins lucrativos, basta assinar a petição de Gordon, ou ser voluntário na mercearia. Visite aqui o site da Feed It Forward .

O chef Jagger Gordon

O chef Jagger Gordon

Com informações do GNN