Brasileiro de 13 anos passa no Cirque du Soleil

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Brasileiro de 13 anos passa no Cirque du Soleil
Vitor Martinez Silva - Foto: arquivo pessoal

Um adolescente de 13 anos, brasileiro, vai realizar o sonho de estudar no Cirque du Soleil, escola de circo de referência mundial.

Vitor Martinez Silva é de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. Ele embarcou neste sábado, 23, para Montreal, no Canadá, onde vai morar e batalhar em tempo integral pelo sonho.

As aulas na École começam em agosto.

“Vamos ficar 40 dias lá com ele. Enquanto isso a gente vai adaptando a vida dele, o ensinando a andar de ônibus e metrô. Depois ele fica por contra própria morando e estudando na escola”, conta a mãe, Carla Barbosa Martinez Silva, que trabalha como agente de turismo educacional e tradutora.

História

Vitor é apaixonado pela arte desde os 3 anos de idade, quando assistiu a um DVD alugado pela mãe.

Com empenho e apoio dos pais, dez anos depois, o menino conquistou a chance de chegar mais próximo da meta.

Ele foi aprovado entre os dez melhores candidatos de todo o mundo para estudar em uma das mais renomadas escolas do planeta, a École Nationale de Cirque.

Autodidata

Aos 5 anos, Vitor começou a fazer aulas de ginástica na escola onde estudava. Depois ganhou uma bolsa de estudos e desenvolveu outras disciplinas como o tecido aéreo, a lira, o contorcionismo, entre outras.

A modalidade que mais chamou a atenção dele foi o Diabolo e ele passou a praticar sozinho vendo vídeos na internet.

As audições mundiais para a École Naionale de Cirque começaram no final de 2017.

Vitor já tinha participado de várias apresentações em cidades do Brasil e aperfeiçoado durante anos a técnica do ioiô chinês, modalidade que considera ser mais habilidoso.

Ele também aprendeu o inglês e francês estudando sozinho.

“A língua inglesa eu já sabia um pouco porque moramos durante três meses nos Estados Unidos, mas o francês tive que aprender sozinho no começo com vídeos e aulas na internet. Depois fiz um curso intensivo e aulas particulares”, afirma o estudante.

A conquista

Segundo o garoto, primeiro a família enviou um vídeo para a escola com os exercícios exigidos.

O segundo passo, foi fazer uma entrevista em inglês e francês.

Depois veio uma prova escrita com duração de cinco horas e uma redação nas duas línguas.

A última fase foi conversar novamente com o diretor da escola.

Após seis meses, a mãe Carla Barbosa Martinez Silva recebeu um e-mail confirmando que o filho havia sido aprovado na categoria de 12 a 15 anos.

Saber que fui um dos dez aprovados em uma prova em que candidatos do mundo inteiro concorreram é muito gratificante”, comemorou o adolescente em entrevista ao G1.

“Cerca de 95% das pessoas que tentam entrar no Cirque du Soleil depois de se formarem [na escola] são aprovadas. Não é que você sai da escola e já está empregado, mas na École National de Cirque você tem preparação teatral, de dança, de tudo. A escola já vem te preparando para alcançar um objetivo maior”, explica Vitor.

Com informações do G1