Presidente da Croácia assiste jogo na arquibancada e paga passagem

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Presidente da Croácia assiste jogo na arquibancada e paga passagem
Kolinda Grabar-Kitarovic

Nada de mordomia com o dinheiro do povo. A presidente da Croácia – classificada para a final da Copa contra a França – paga do próprio bolso pela passagem aérea para ir à Rússia.

Sim, ela vai em vôo comercial. Não usa avião presidencial, como acontece no Brasil e em outros países.

E mais: Kolinda Grabar-Kitarovic, de 50 anos, assiste aos jogos na arquibancada, no meio do galera e ainda desconta do próprio salário os dias de folga para assistir à seleção croata.

Ela é apaixonada por futebol e acompanhou todos os jogos da seleção croata sem protocolos, nem luxo.

Ah, e sem terninho! Durante as partidas, a presidente do país veste o excêntrico uniforme quadriculado da seleção croata.

Após a classificação da Croácia à semifinal, em que eliminou nos pênaltis a anfitriã Rússia, no último sábado (7), Kolinda foi flagrada comemorando com jogadores e membros da comissão técnica aos pulos.

Ela entoava junto com eles o cântico “chame, apenas chame/todos os falcões /eles darão a vida por você” -em tradução livre.

Torcedora fanática

Na foto que compartilhou, em que aparece no avião ao lado de vários torcedores, ela escreveu: “Vamos para a vitória”.

E realmente foi, porque naquele dia, 1º de julho, a Croácia venceu a Dinamarca nos pênaltis e se classificou às quartas.

Um dos torcedores com quem ela viajou comentou o fato à agência de notícias Tass, da Rússia:

“Ela gosta do esporte, e o que ela está fazendo é algo normal para um presidente. Ela pegou um voo com pessoas comuns, cumprimentou a todos. Eu gosto disso. Somos um país pequeno, mas é como um time”, escreveu.

Convidada

Na partida contra a Rússia, pelas quartas de final, Kolinda foi identificada nas arquibancadas e levada para a tribuna de honra da Fifa, onde estava o presidente da entidade, Gianni Infantino, e outras autoridades.

Ainda assim, ela comemorou quando a seleção croata passou à frente da Rússia por alguns minutos no placar durante a prorrogação.

O vídeo da celebração da presidente croata viralizou.

Além de vibrar com as mãos ao alto, ela aparece comemorando um gol no estilo “toca aqui”, batendo mão com mão com o presidente da federação croata de futebol, Davor Suker.

Primeira presidente mulher

Kolinda Grabar-Kitarovic, do partido União Democrática Croata (HDZ), foi eleita a primeira presidente mulher da Croácia em 2015, no segundo turno das eleições gerais.

Ela derrotou o então mandatário, Ivo Josipovic, com 50,54% dos votos.

É considerada populista, conservadora e parte da ala moderada do seu partido.

Antes de se tornar presidente, Kolinda foi embaixadora da Croácia em Washington entre 2008 e 2011, ministra para Integração Europeia e ministra das Relações Exteriores.

Ela atualmente é casada e tem um casal de filhos adolescentes.

No vestiário

Assista ao vídeo em que a presidente croata visita o vestiário dos jogadores do seu país, após a vitória do último dia 8, quando a seleção deles venceu a do Senegal:

https://www.youtube.com/watch?time_continue=47&v=eNYZDUDi52M 

Com informações da RBS