Tônico da UFMG combate a calvície: começa venda

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Tônico da UFMG combate a calvície: começa venda
Antes e depois de Marcelo Aparecido da Silva - Fotos: arquivo pessoal|Antes e depois de Marcelo Aparecido da Silva - Fotos: arquivo pessoal

A esperança para calvos e carecas vem do Brasil. Cientistas da UFMG criaram um tônico capilar que combate a calvície – alopécia androgenética – por meio de um princípio ativo encontrado no corpo humano.

Ele se chama Sanctio e foi descoberto após 30 anos de pesquisas no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Nanobiofarmacêutica da universidade, em Belo Horizonte. Os cientistas pesquisavam remédios contra a pressão alta.

“O cosmético favorece o aparecimento de novos fios, melhora a qualidade do cabelo e combate a queda. Os resultados dos estudos se mostraram muito eficazes. Em 66% dos casos, a densidade capilar aumentou e em 30% houve crescimento de novos fios”, disse o professor Robson Santos, coordenador da pesquisa ao G1.

Voluntários

Sessenta voluntários participaram da fase de testes durante 90 dias, metade deles usou placebo.

“Quem usou o cosmético apresentou resultados muito eficazes. O tônico evita a morte do folículo e não tem efeito colateral”, contou o professor Robson.

Uma das pessoas que ganharam novos fios é Alessandro Carvalho, de 38 anos.

Ele foi um dos 60 voluntários que participaram dos testes.

“Eu vinha percebendo uma queda expressiva já há cinco anos. Quando eu fiquei sabendo da pesquisa, resolvi me candidatar. Eu achei excelente. Percebi que diminuiu 95% a queda e aonde já estava bem ralinho é nítido o resultado”, disse ele.

Marcelo Aparecido da Silva, de 43 anos, também notou diferença. (fotos acima)

“Meu cabelo começou a cair quando eu tinha 20 anos. Nunca me importei muito com isso, mas fiquei sabendo dos testes e resolvi participar. A qualidade do cabelo melhorou muito”, contou o voluntário.

Os testes terminaram há mais de um ano e os dois homens disseram que não apresentaram mais queda de cabelo.

Vendas

Depois dos resultados, a UFMG patenteou o cosmético que chegou ao mercado no início deste mês.

Segundo o professor Robson, o uso deve ser continuo. “É recomendável a aplicação de dez gotas e depois uma massagem no local durante a noite”, disse ele.

“Agora que chegou ao mercado, eu vou voltar a usar”, disse Alessandro.

O produto ganhou o nome de Sanctio e pode ser encontrado nas farmácias por até R$ 149.

A descoberta

“Esta pesquisa tem mais de 30 anos. Nós estudamos este princípio ativo para o tratamento da pressão alta. Mas há dez anos percebemos que ele também poderia ser eficaz no tratamento da queda capilar”, disse o professor Robson.

O tônico é indicado para pessoas que ainda possuem o folículo capilar.

Ele foi criado a partir do ativo angiotensina. No organismo, o cosmético é responsável por controlar a pressão cardiovascular e regular a função cardíaca.

A angiotensina é sintetizada em laboratório e transformada em tônico.

“Em termos de mecanismo de ação ela é diferente. Funciona como uma vasodilatadora antioxidante, reduzindo a formação de radicais livres”, explicou o pesquisador.

Mas o pesquisador alerta que os resultados variam para cada pessoa.

“Não é um produto 100% eficaz. Em alguns, a queda de cabelo diminuiu. Em outros, há registro do aumento da densidade. Depende de pessoa para pessoa”, explicou ele.

Youtube tumbnail video

Com informações do G1 e UFMG