A que horas o ônibus passa? Como pegar carona? Apps avisam

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para A que horas o ônibus passa? Como pegar carona? Apps avisam
Foto: reprodução / Momento Ambiental

A que horas o ônibus passa? Como pegar carona, ou ir de bike? A tecnologia está ajudando a melhorar a mobilidade e a sustentabilidade nas grandes cidades.

Dois aplicativos ajudam a reduzir a quantidade de automóveis nas ruas e também os congestionamentos.

Um deles avisa com precisão a que horas o ônibus vai passar na parada e quando ele está chegando.

O mesmo App mostra as rotas que podem ser feitas de bicicleta na região onde você está.

Tudo no aplicativo Moovit, de transporte público, que pode ser baixado gratuitamente na AppleStore e no GooglePlay.

Carona

Um outro, criado por estudantes da UnB, Universidade de Brasília, faz motoristas deixarem os carros em casa e irem de carona para estudar e trabalhar no Distrito Federal.

Ele se chama CaronaPhone e pode ser baixado no GooglePlay.

Economizar gasolina

Para reduzir a poluição gerada nos congestionamentos, existe um sistema que desliga o motor do carro sempre que o motorista para em semáforos e liga automaticamente quando ele tira o pé do freio.

O sistema chama-se Start&Stop, encontrado inclusive em carros populares mais novos, ajuda a economizar gasolina nos engarrafamentos.

Veja como todos eles funcionam no Momento Ambiental/Mobilidade Digital:

Youtube tumbnail video

O programa

O Momento Ambiental acaba de completar 10 anos de jornalismo focado no Meio Ambiente. Em alta resolução e com uma fotografia diferenciada, o programa tem caráter educativo e usa uma linguagem simples para estimular nas pessoas práticas saudáveis com o próprio corpo e a natureza.

A proposta é mostrar que o telespectador pode ser o personagem principal de mudanças que o Planeta precisa. O interprograma, com duração de 5 a 7 minutos mostra iniciativas sustentáveis, tecnologias e pesquisas que contribuem para a preservação da biodiversidade.

Cuidar do Meio Ambiente é uma obrigação e também um desafio para todos os habitantes do Planeta e uma preocupação do Conselho da Justiça Federal.

O Momento Ambiental, produzido pelo Centro de Produção da Justiça Federal – CPJUS, é exibido nas TVs Justiça, NBR, em 27 emissoras regionais e nas redes sociais do programa.

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa – com informações do Momento Ambiental