7 passos para ser feliz no emprego e melhorar

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para 7 passos para ser feliz no emprego e melhorar
Foto: Pixabay|

Em tempos de desemprego, quem tem seu trabalho mas não está feliz, pode virar o jogo para manter a vaga, melhorar o ambiente de trabalho, cavar uma promoção com salário mais alto… ou pelo menos passar dias mais agradáveis e produtivos até conseguir algo melhor.

E não é tão difícil como parece. Tomar atitudes simples no dia a dia pode transformar o jeito como as pessoas te enxergam e até fazer com que você cresça profissionalmente.

Quem ensina é escritor e conselheiro consultor da Harvard Business Review, Magno Sipaúba. Ele resumiu em 7 passos o que é preciso fazer para ser feliz no emprego.

Entre as dicas estão aprender com os erros do chefe, usar os próprios problemas para crescer profissionalmente, sorrir, ser generoso e agradecido no ambiente de trabalho.

Magno disse em entrevista ao SóNotíciaBoa que, “quando você aplica esses 7 passos, em pouco tempo vai perceber a mudança de clima no ambiente de trabalho”.

Veja os 7 passos para melhorar e ser feliz no trabalho

Aprenda com os erros do seu chefe

Você pode reclamar do seu chefe, por ser uma pessoa antipática e incompreensível, mas tem a opção de aprender com erros dele, para quando chegar sua hora de chefiar, não cometer os mesmos erros que ele cometeu. Parafraseando o sábio rei Salomão, “podemos aproveitar tudo que fazemos”. O que você faz hoje, de uma maneira ou de outra, servirá, para um determinado momento de sua vida. Pessoas que vivem com propósito, sabem dar significado naquilo que fazem.

  1. Transforme “problema” em “promoção: A palavra “problema” tem conotação negativa, e ela pode estar associada a algo ruim, por isso tendemos a deixar de lado, tudo aquilo que nos causa problemas. Está aí um dos maiores “problemas” no ambiente de trabalho. Você não deve se afastar dos problemas. Muitas pessoas são promovidas no ambiente de trabalho, exatamente por solucionar “problemas” que a maioria decidiu abandonar. Lembre que a promoção do funcionário pode estar na solução dos “problemas”.
  2. Fortaleça seus pontos fortes: É uma falha quando elogiamos as qualidades de um colega de trabalho e criticamos nossos próprios defeitos. Tão importante quanto elogiar os pontos fortes dos outros é aprender a reconhecer os nossos também. O segredo de viver bem no ambiente de trabalho é, em primeiro lugar, saber quais são seus pontos fortes e adotar uma estratégia para continuar à fortalece-los. O grande jogador de golfe Tiger Wood não era muito bom em tacadas curtas, e sim em longas, e o desenvolvimento dessa habilidade, contribuiu para ele se tornar um dos maiores jogadores de golfe de todos os tempos. Então, não foque nos seus pontos francos, o segredo estar em fortalecer seus pontos fortes.
  3. Registre seus progressos: Um dos maiores bailarinos do século XX, Mikhail Baryshnikov, declarou certa vez, que ele não tentava dançar melhor do que ninguém, e sim, melhor do que ele mesmo, a cada dia. É muito importante termos o hábito de, no mínimo, semanalmente, registrar nossos progressos. Como consultor empresarial, ouço muitas queixas de colaboradores dizendo que seu trabalho é “só para apagar incêndio”. E eles não sabem ao certo se estão fazendo um bom trabalho, talvez porque a empresa não tenha um programa efetivo de acompanhar o desempenho e o desenvolvimento do funcionário, ou porque o próprio funcionário não esteja fazendo o seu próprio acompanhamento. Faça o seu!
  4. Seja agradecido: Ninguém gosta de ficar ao lado de pessoas que vivem reclamando de tudo e de todos. Esses são os mal-agradecidos. Sempre buscam maneiras de manifestar suas insatisfações. Esses comportamentos são os principais inimigos da felicidade. Para ser feliz no trabalho, seja agradecido, inclusive nas pequenas coisas, nos pequenos gestos: quando te servirem um copo com água, um café e àqueles que te servem limpando o seu chão.
  5. Seja generoso: Há um provérbio que diz: “a alma generosa prospera”. No ambiente de trabalho não é diferente. E a generosidade pode se manifestar de diversas maneiras: desde ajudar um colega a concluir uma tarefa, até contribuir para melhorar a realização desse serviço. Sempre haverá ganhos nessas atitudes, mesmo que esses ganhos não apareçam a curto prazo. Lembre-se: o mundo gira.
  6. Sorria: Muitos dizem que um sorriso verdadeiro pode abrir portas e até mesmo “desarmar” uma pessoa. É verdade. Nunca perca a oportunidade de sorrir. Um sorriso verdadeiro pode mudar um estado de espírito abalado e triste de um colega e fazer com que ele fique contente e confiante. E pode mudar nosso próprio estado de espírito também. Tenha o hábito de sorrir diariamente, inclusive quando nem tudo vai bem. Nisso haverá grande recompensa!

Resultados

O prazo para que esses resultados apareçam pode variar de empresa para empresa.

Mas Magno lembra que é preciso seguir os 7 passos e não estabelecer prazo para ver os resultados: “não criar expectativa de que mudança vá acontecer em um ou dois meses”.

É que se o prazo passa e os resultados esperados não chegam, a pessoa pode ficar desestimulada, parar de seguir as dicas e voltar ao estado anterior. Por isso, é preciso insistir.

“Isso serve para todas as pessoas e todas as empresas. É inevitável”, conclui.

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Livro

Os 7 passos que Magno adiantou para o SóNotíciaBoa fazem parte do livro “Como Ser Feliz Fazendo O Que Faz?”, que teve seu pré-lançamento neste sábado, dia 4, em Brasília, durante a Conferência Nacional de Negócio e Liderança, no Hípica Hall.

 

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa