Amigos criam cabine itinerante de banho para os sem-teto

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Amigos criam cabine itinerante de banho para os sem-teto
||

A ideia de um engenheiro e de um empresário está dando um pouco mais de dignidade para os sem-teto, de São José dos Campos, interior paulista.

Sidival Dias e Clayton Almeida uniram conhecimentos para criar uma cabine que leva banhos itinerantes pra quem não tem onde morar.

Chamada de ‘Banho do Bem’, a iniciativa começou há dois anos e meio e já está sendo levada para outras cidades no Estado.

Os dois viajam em um carro que leva uma cabine dupla sobre rodas com dois banheiros químicos adaptados para banho.

A cabine

Em cada um dos banheiros há uma bomba d´água de 250 litros cada.

A cabine tem capacidade para 15 banhos diários e também oferece sabonetes e kits de higiene bucal para os moradores escovarem os dentes.

Os produtos de higiene pessoal o combustível do carros saem do bolso deles e da ajuda de alguns doadores.

O engenheiro Sidival Dias explica a ideia surgiu de uma inquietação, depois de ter sido voluntário em alguns projetos sociais que distribuem sopa para moradores de rua.

“Esses projetos são importantes demais, mas senti que queria ajudar de outra maneira. Inspirado em projetos dos Estados Unidos e Austrália, comecei a pensar em adaptar a ideia do banho móvel para que a cabine pudesse ser transportada por um carro de passeio. Foi aí que entrou o Clayton. Eu fui orçar o projeto com ele, que ofereceu a mão de obra de graça”, disse.

Parceria

Clayton conta que a amizade foi instantânea.

“Não nos conhecíamos e ele foi me procurar para fazer um orçamento, gostei da ideia e nos tornamos amigos”, explicou o empresário, que acompanha Sidival em todas as saídas no projeto.

Sidival afirma que o projeto já atendeu, além de São José, também moradores de rua em São Paulo, Campinas e Mogi. Para ele, independentemente do local, a satisfação com o projeto só aumenta.

“Cada lugar tem sua história, mas em uma das vezes a pessoa ficou quatro semanas sem banho e, depois de tomar o ‘banho do bem’ se emocionou muito. Disse que fazia tempo desde a última vez. O pessoal de rua não se aproxima de você por vergonha, por saberem que não cheiram bem quando ficam dias sem se lavar. Quando você oferece o banho, você humaniza e oferece a chance de que eles se sintam como você por estarem limpos. É transformador de várias maneiras”, concluiu.

cabine_banho2 cabine_bannho3

Com informações do G1