Começa campanha contra pólio e sarampo em todo o Brasil

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Começa campanha contra pólio e sarampo em todo o Brasil
Foto: divulgação / Ministério da Saúde|

Chegou a hora de levar crianças 1 a 5 anos para serem vacinadas contra a pólio e o sarampo. A campanha começou nesta segunda, 6, em todo o Brasil.

As crianças que já tomaram a vacina anteriormente também devem ser levadas aos postos de saúde para a dose de reforço, diz o Ministério da Saúde

A campanha nacional de vacinação contra poliomielite e sarampo vai até o dia 31 de agosto.

O Ministério da Saúde espera vacinar 11,2 milhões de crianças e a meta é chegar a pelo menos 95% delas.

No dia 18 de agosto, acontecerá o Dia D de mobilização, quando os mais de 36 mil postos de vacinação no país estarão abertos ofertando as vacinas.

Sarampo

Esse ano a campanha é ainda mais importante dada à volta da circulação do sarampo no território brasileiro e a ameaça da poliomielite.

“A cobertura vacinal elevada faz a doença desaparecer. E é por isso que devemos continuar vacinando nossos filhos, para manter essas doenças longe do Brasil”, disse Gilberto Occhi, ministro da Saúde, em nota.

Em alguns estados, como São Paulo, a campanha de vacinação começou no sábado (4). Em Roraima e no Amazonas, estados mais atingidos pelo sarampo, as campanhas já começaram e estão ligadas ao surto.

O Brasil tem 822 casos confirmados de sarampo em 2018.

Já em relação à paralisia infantil, trata-se de uma precaução, já que 312 cidades estão abaixo da meta preconizada para o controle da doença e um caso foi registrado na Venezuela em junho. Não há, contudo, casos de paralisia infantil no Brasil.

O país erradicou a poliomielite do território em 1994; já o certificado de eliminação do sarampo havia sido alcançado em 2016.

O ministério informou que para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a Vacina Inativada Poliomielite. Já os que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a Vacina Oral Poliomielite, a famosa “gotinha”.

Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice Viral (que também protege contra caxumba e rubéola), seja qual for a situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.

Foto: divulgação / Ministério da Saúde

Foto: divulgação / Ministério da Saúde

Com informações do Ministério da Saúde