Leite excedente é transformado em queijo para famintos

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Leite excedente é transformado em queijo para famintos
Foto: Philabundance|Foto: Philabundance

Nada de desperdício. Uma organização sem fins lucrativos combate o descarte de alimentos fazendo o bem e aproveitando o leite que sobra.

A Philabundance recolhe o leite excedente das fazendas na Pensilvânia – que estava sendo jogado fora  – e o transforma em alimento para famintos e desabrigados.

É que as fazendas leiteiras usam o leite excedente, que também serve pra produzir manteiga, para fabricar laticínios sem gordura, mas por causa da queda no interesse dos americanos por leite –  preocupados com os padrões de qualidade e exploração animal na indústria – as vendas caíram

A Pensilvânia perdeu 120 fazendeiros locais somente em 2016, e muitos dos que ficaram não tinham como para pagar pelo processamento do excesso de leite desnatado em queijos e iogurtes, então simplesmente começaram a jogar fora.

No ano passado uma união estadual de bancos de alimentos transformou o desperdício numa grande ideia.

Sem desperdício

Graças ao financiamento do Sistema de Excedentes Agrícolas da Pensilvânia e doações da indústria de laticínios, foram coletadas 12 cargas de leite excedente de um grupo local.

Eles levaram o leite para queijeiros locais e fizeram milhares de quilos de queijo e iogurte para distribuir gratuitamente em despensas e abrigos.

Agricultores em dificuldades acabaram lucrando US $ 165.000 em receita, cerca de 627 mil reais.

No ano passado, a Philabundance comprou 27.680 libras desse queijo com o propósito de doá-lo.

Eles também começaram a vender o queijo em lojas de alimentos requintados da Filadélfia sob a marca Abundantly Good.

Para cada quilo de queijo vendido, US $ 1 volta para o agricultor para processar o excesso de leite em queijo para pessoas com fome.

A Philabundance fez tanto sucesso com o queijo Abundantly Good, que agora planeja adicionar iogurte de leite desnatado à sua linha de produtos. 4.500 libras de leite produzem 4.500 libras de iogurte, e a Philabundance pagará aos agricultores locais para processar seu derivado de leite em iogurte antes de comprá-lo e distribuí-lo a pessoas necessitadas.

“Esta nova marca é abundantemente boa para a nossa comunidade em muitos níveis”, disse Glenn Bergman, diretor executivo da Philabundance.

“Ele ajuda os agricultores ao aumentar a receita, ajuda a reduzir os gases nocivos gerados pelo efeito estufa quando os alimentos entram nos aterros sanitários e o produto das vendas ajuda nossos clientes a acessar alimentos locais saudáveis e gratuitos”.

Foto: Philabundance

Foto: Philabundance

Com informações da GNN