Cidade Lixo Zero: EcoVila Naval mostra que é possível

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Cidade Lixo Zero: EcoVila Naval mostra que é possível
EcoVila Naval - Foto: reprodução / Momento Ambiental

O conceito Cidade Lixo Zero, que parece tão distante da realidade brasileira, pode ser mais simples do que se pensa para ser implantado.

No Distrito Federal, a Ecovila Naval conseguiu em apenas 4 meses desviar 40% dos resíduos que iam para o aterro. E a meta de virar Cidade Lixo Zero até 2020 deve ser batida já em 2019.

Com educação dos moradores e a instalação de lixeiras comunitárias, a Ecovila – que pertence à Marinha – passou a aproveitar ao máximo o que é reciclável e o que é orgânico.

Garrafas pet estão sendo usadas para fazer um sistema de aquecimento solar de baixo custo nas casas. O sistema aquece justamente a água do chuveiro, o que mais consome energia residencial.

Fossas ecológicas estão sendo construídas com pneus usados para tratar o esgoto produzido pelos moradores.

Para as crianças carentes do entorno da EcoVila Naval, computadores e produtos de robótica feitos com lixo eletrônico viraram ferramenta para educação.

No laboratório construído no local, eles esses esses produtos reciclados para aprender a mexer com drone e impressora 3D.

Veja como funciona o projeto que está dando certo no vídeo do Momento Ambiental:

Youtube tumbnail video

O programa

O Momento Ambiental acaba de completar 10 anos de jornalismo focado no Meio Ambiente. Em alta resolução e com uma fotografia diferenciada, o programa tem caráter educativo e usa uma linguagem simples para estimular nas pessoas práticas saudáveis com o próprio corpo e a natureza.

A proposta é mostrar que o telespectador pode ser o personagem principal de mudanças que o Planeta precisa. O interprograma, com duração de 5 a 7 minutos mostra iniciativas sustentáveis, tecnologias e pesquisas que contribuem para a preservação da biodiversidade.

Cuidar do Meio Ambiente é uma obrigação e também um desafio para todos os habitantes do Planeta e uma preocupação do Conselho da Justiça Federal.

O Momento Ambiental, produzido pelo Centro de Produção da Justiça Federal – CPJUS, é exibido nas TVs Justiça, NBR, em 27 emissoras regionais e nas redes sociais do programa.

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa – com informações do Momento Ambiental