Ele comprou a empresa onde estagiou e hoje fatura R$ 7 milhões

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Ele comprou a empresa onde estagiou e hoje fatura R$ 7 milhões
João Paulo Gonçalves é CEO da Lista Mais - Foto: Divulgação

O empresário João Paulo Gonçalves realizou o sonho de muitos trabalhadores. Usando da criatividade, ele comprou a empresa onde estagiou quando tinha 18 anos e aos 34 anos fatura R$ 7 milhões.

João Paulo nasceu em Santo Expedito, no interior de São Paulo, entrou na faculdade de sistemas de informação e logo foi procurar um estágio.

Começou a carreira na empresa de lista telefônica Lista Mais e foi lá que mudou seu futuro profissional.

Hoje ele é o CEO da empresa, responsável por propor mudanças que geraram o faturamento milionário em 2017.

“Eu já tinha feito um curso de análise de sistemas por dois anos e vi uma vaga para designer na Lista Mais”, contou ao PEGN.

Foi demitido

Mesmo sem vontade de trabalhar na área, o jovem começou a estudar ferramentas do CorelDRAW e do Photoshop por conta própria e acabou conseguindo o emprego.

A falta de interesse refletiu em seu desempenho negativo e ele acabou sendo demitido apenas duas semanas depois de começar.

Quando surgiu uma vaga com programação, mais uma vez ele se inscreveu e voltou a trabalhar na Lista Mais.

Aí sim João Paulo Gonçalves começou a crescer na empresa.

A ascensão 

Ele foi efetivado como analista de sistemas e depois promovido a gerente financeiro.

Em 2011, o empresário já era responsável pela parte administrativa.

A oportunidade de ser dono da empresa surgiu quando João Paulo descobriu que a sócia-executiva estava vendendo sua parte.

“Eu tive vontade de comprar porque já estava trabalhando na Lista Mais por 9 anos e conhecia bastante do mercado. O que eu sabia fazer era basicamente o que eu tinha aprendido dentro da empresa”, diz o empresário.

Sem os R$ 400 mil exigidos para comprar a empresa, Gonçalves fez um acordo com sua ex-chefe para parcelar a entrada e virou dono da Lista Mais.

Criatividade

O empresário usou seus conhecimentos da área de tecnologia para propor mudanças na empresa.

A primeira foi oferecer mais do que uma lista telefônica. “Nós decidimos focar em marketing digital e oferecer um serviço para atrair clientes.”

Foi criado um site da Lista Mais em que os clientes podem procurar por empresas que oferecem os serviços que elas estão buscando.

A lista telefônica de papel deu lugar a um guia que dá dicas de como gerenciar um negócio.

João Paulo conta que a maior dificuldade das pequenas empresas era aparecer em sites de busca.

Foi então que a Lista Mais implementou técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para fazer com que elas tenham destaque nas primeiras páginas do Google.

As mudanças produziram resultados e o site tem três milhões de empresas cadastradas e  30 milhões de acessos por ano.

Com informações da PEGN