Cientistas criam olho biônico com retina impressa em 3D

Depois de criada a primeira córnea em impressão 3D, agora é a vez de um olho completo, biônico, com retina feita a partir de impressão 3D.
Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Minnesota, nos EUA, conseguiu pela primeira vez usar a técnica de impressão 3D para fabricar uma matriz de receptores de luz sobre uma superfície hemisférica – uma retina artificial.
Este é um passo significativo rumo à criação de um olho biônico, que no futuro promete ajudar as pessoas com problemas de visão a enxergarem melhor, ou voltarem a enxergar.
“Os olhos biônicos geralmente são considerados como ficção científica, mas agora estamos mais próximos que nunca usando uma impressora 3D multimaterial,” disse o professor Michael McAlpine.
Como
Os pesquisadores começaram com uma cúpula de vidro hemisférica para mostrar que é possível superar o desafio de imprimir circuitos eletrônicos em uma superfície curva.
Para isso, é claro, eles tiveram que projetar uma impressora 3D personalizada, capaz de distribuir as tintas eletrônicas seguindo a curvatura da superfície.
A tinta base de prata permaneceu no lugar e secou uniformemente, não escorrendo pela superfície curva.
Os pesquisadores então usaram materiais poliméricos semicondutores para imprimir fotodiodos, que convertem luz em eletricidade. Todo o processo leva cerca de uma hora.
Os sensores de luz alcançaram uma eficiência de 25% na conversão da luz em eletricidade, o que é muito bom levando-se em conta que estão sendo utilizados componentes eletrônicos de plástico e ainda impressos em 3D.
“Temos um longo caminho para imprimir rotineiramente, mas nossos semicondutores impressos em 3D estão começando a mostrar que podem rivalizar com a eficiência dos componentes semicondutores fabricados em indústrias de microfabricação,” disse McAlpine.
“Além disso, nós podemos imprimir facilmente um aparelho semicondutor em uma superfície curva e eles não conseguem.”
Com informações do Diário da Saúde

Lilly anuncia nova injeção em dose única que baixa colesterol em 66%; desliga o gene
Maca hospitalar por controle de voz criada por brasileiros ganha prêmio em Portugal
Médicos aplaudem de pé novo remédio contra câncer de pâncreas: dobra sobrevida e reduz mortes em 60%
Fiocruz vai produzir remédio de alto custo contra esclerose múltipla para SUS
SUS terá cirurgia robótica e 23 remédios de alto custo para vários tipos de câncer, anuncia o governo
Cuscuz melhora intestino e baixa colesterol; confirmam médicos
Bombeiros salvam baleia presa em rede de pesca após força-tarefa emocionante no RJ; vídeo
Encantador de peixes ensina a filha a alimentar os animais na boca, no Amazonas; vídeo
Após quebrarem a invencibilidade da Itália, meninas da Seleção de Vôlei embarcam para a Turquia; vídeo
Alison Piu é ouro e dá flores para Matheus pela prata: dobradinha brasileira em Estocolmo
Enem prorroga prazo de inscrição para o dia 12 de junho; veja como se inscrever
Ancelotti dá beijo em Endrick e faz elogios na vitória do Brasil contra Egito; Copa do Mundo