Drag Queens se mudam para asilo: levam alegria e saúde a idosos

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Drag Queens se mudam para asilo: levam alegria e saúde a idosos
Foto: ABC

Duas Drag Queens que formam a dupla “Motel Sister” se mudaram para um asilo em Sydney, na Austrália.

Elas passaram um mês inteiro na casa para levar diversão aos residentes, uma receita que provocou também um efeito positivo na saúde dos idosos.

Liam Benson e Naomi Oliver – conhecidos como Tacky e Paris – tornaram-se assistentes de festas em tempo integral para os residentes do Abel Tasman Village, graças a um programa de artes sem fins lucrativos.

Durante a estada, as drag queens ensinavam aulas de Zumba, organizavam festas de chá, dias de spa, sessões de aromaterapia… e deram uma repaginada nos quartos dos vovôs confinados em camas.

Em um dos dias elas organizaram uma caça ao tesouro na qual os idosos conseguiram ajudar os residentes encontrar seus pertence.

Saúde

De acordo com o gerente de atendimento clínico da casa, os artistas tiveram um impacto incrível na saúde dos residentes: houve menos agitação dos pacientes com demência e menos chamadas na geriatra para medicação.

“Houve cautela desde o início, porque éramos sensíveis às necessidades das pessoas e também à percepção das pessoas”, disse Tacky à ABC Radio Sydney .

“Entendemos que colocar drag queens no local poderia deixar as pessoas desconcertadas.”

Mas depois de alguns dias na instalação, elas foram recebidos de braços abertos.

“Elas adicionaram um sopro de vida ao local”, disse um dos moradores da casa de repouso à ABC.

Um outro disse: “Elas foram muito gentis comigo, eu nunca vou poder pagar por sua bondade.”

Custos

Os custos foram pagos pela Information + Cultural Exchange e não é o primeiro exemplo de terapias incomuns tendo um impacto positivo em pacientes com demência e idosos.

Casas noturnas de Londres começaram a sediar “festas raves” como forma de combater a solidão em pessoas mais velhas, como mostrou o SóNotíciaBoa. Releia aqui.

Nos EUA, anos atrás, um médico de Nova York projetou uma casa de saúde melhor, trazendo dezenas de animais e plantas que precisavam de cuidados, e a taxa de mortalidade despencou .

Assista ao vídeo. Se não conseguir, clique no link:

Com informações do GNN