Brasileira recebe prêmio da Coroa Britânica pela 1ª vez

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Brasileira recebe prêmio da Coroa Britânica pela 1ª vez
Agnieszka Latawiec

Pela primeira vez, uma professora brasileira ganhou um prêmio científico oferecido pela Coroa Britânica.

Agnieszka Latawiec, do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da PUC-Rio, foi agraciada com o The Royal Society Newton Advanced Fellowship Award.

Latawiec é bacharel em Engenharia Ambiental e Mestre em Proteção Ambiental, atua como diretora-executiva do Instituto Internacional Para Sustentabilidade (ISS) e é professora associada da Faculdade de Produção e Engenharia de Energia da Universidade de Agricultura de Cracóvia, na Polônia.

“É uma grande surpresa e honra receber esse prêmio. Ganhamos pela primeira vez para um prêmio tão concorrido e pensamos que essa provavelmente seria a primeira tentativa de várias”, afirmou a pesquisadora.

Ela receberá um financiamento de cerca de 67 mil libras (por volta de R$ 354 mil) do Fundo Newton, para desenvolver seu estudo.

O valor permite ainda que a doutoranda Aline Rodrigues, também do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da PUC-Rio desenvolva sua pesquisa em parceria com institutos de pesquisa ambiental como a School of Enviromental Sciences, University of East Anglia, universidades de Cambridge e Aberdeen.

Pesquisa

Ela foi reconhecida pelo estudo “Sustentando a terra de baixo para cima: desenvolvendo modelo conceitual de valoração dos serviços ecossistêmicos para solos tropicais.”

Nele, a brasileira propõe formas de os agricultores e políticos avaliarem e destinarem recursos para o solo.

“Organizaremos oficinas tanto científicas voltadas para pesquisadores, como técnicas para produtores, para mostrar a importância da ciência de solo para a funcionalidade dos nossos ecossistemas, cadeia de alimentação e manejo da terra sustentável”, explica Latawiec.

“O projeto pretende também demonstrar o valor monetário do solo e destacar quanto dinheiro todos nós perdemos cada vez que o solo se torna degradado por causa do tratamento inadequado.”

Com informações da Galileu