Dia Mundial da Paz: 1 bilhão de atos no mundo em 10 dias

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Dia Mundial da Paz: 1 bilhão de atos no mundo em 10 dias
Arte: SNB|Foto: Pixabay|Arte: SNB

Um bilhão de atos de paz em dez dias. A campanha pelo Dia Mundial da Paz #DoItForPeace – em tradução livre, #FaçaPelaPaz – está convocando jovens para um imenso protesto pacífico.

No dia 21 de setembro faça uma foto, um sinal de paz criativo, fale com alguém que você precisa perdoar… e poste nas redes sociais com a hashtag #DoItForPeace . Depois, convide cinco amigos para fazer o mesmo.

Usando matemática simples, no final de dez dias, 1,2 bilhão de pessoas – mais de 10% da população mundial – vai se posicionar pela paz.

Encabeçam a campanha duas organizações sem fins lucrativos, a Kids for Peace e a Peace One Day, juntamente com portal norte-americano Good News Network.

A data

Em 21 de Setembro de 2006, por ocasião do Dia Internacional da Paz, Kofi Annan, da ONU, afirmou:

“Há vinte e cinco anos, a Assembleia Geral [da ONU] proclamou o Dia Internacional da Paz como um dia de cessar-fogo e de não violência em todo o mundo. Desde então a ONU tem celebrado este dia, cuja finalidade não é apenas que as pessoas pensem na paz, mas sim que façam também algo a favor da paz”.

Organizadores

Kids for Peace , com sua rede de construção de paz de 10 milhões de jovens em 121 países, desenvolveu a visão para #DoItForPeace e está liderando o experimento.

Juntando-se a eles estará Peace One Day , a organização fundada em 1998 por Jeremy Gilley, cineasta britânico que foi o cérebro por trás da decisão unânime das Nações Unidas de adotar o primeiro dia anual de cessar-fogo e não-violência, agora conhecido como Dia da Paz – 21 de setembro.

Eventos

Vários eventos vão alimentar a campanha durante dez dias, do mar ao céu.

As crianças formarão seus próprios sinais de paz durante os eventos de lançamento nos EUA, Reino Unido, Quênia, Paquistão, Índia e Austrália.

Os paraquedistas do Guinness World Record-holding realizarão a primeira formação de sinais de paz em pára-quedismo.

E o surfista profissional Rob Machado vai sediar um sinal de paz nas ondas.

“Crianças de todas as idades em todo o mundo decidiram que querem levar uma mudança da cultura de medo e divisão para uma de amor e respeito”, diz Jill McManigal, co-fundadora e diretora executiva da Kids for Peace.

Inscreva-se gratuitamente para participar em www.doitforpeace.org .

O SóNotíciaBoa apoia essa campanha.

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa – com informações do GNN