Diabetes tipo 1: droga testada em humanos não teve efeito colateral

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Diabetes tipo 1: droga testada em humanos não teve efeito colateral
Foto: reprodução / Cardiff and Vale University Health Board|

A Europa começou a testar em humanos, com sucesso, uma nova droga experimental para ajudar a prevenir e controlar o diabetes tipo 1.

O medicamento foi desenvolvido pelos cientistas do Cardiff and Vale University Health Board (UHB) no País de Gales.

Ele ajuda no crescimento de células beta do pâncreas, que são perdidas em pacientes que vivem com a doença. O CRF já testou o medicamento em dois pacientes e não houve efeito colateral.

Se este ensaio clínico funcionar, a regeneração de células beta pode fazer com esses pacientes se tornem muito menos dependentes de injeções de insulina.

Os pacientes que participaram do estudo até agora falaram muito bem do tratamento e da experiência geral que receberam em Cardiff e no Vale UHB.

O primeiro paciente a receber a dose disse; “Estou muito grato por ter tido a oportunidade de participar deste estudo. Espero que minha participação ajude na gestão do diabetes tipo 1 para as gerações futuras ”.

Após acompanhamento por 72 horas após o tratamento, os dois pacientes não apresentaram efeitos colaterais.

Próximos passos

A equipe de CRF de Cardiff espera atrair mais oito voluntários adultos que tem diabetes há mais de dois anos para participar do estudo clínico.

Carys Thomas, diretor interino da Health and Care Research Wales, disse:

“O CRF em Cardiff não está apenas liderando o caminho neste estudo inovador, mas o trabalho árduo da equipe também mostra que o País de Gales está competindo com sucesso em nível internacional para atrair empresas farmacêuticas e investimento comercial. Também abrirá caminho para trazer mais pesquisas de alta qualidade para o País de Gales, o que poderia ajudar a tratar outras condições ”.

Time que desenvolveu a droga - Foto: Cardiff and Vale University Health Board

Time que desenvolveu a droga – Foto: UHB

Com informações do GNN e UHB