Lojas dão café ou sorvete grátis para quem retirar lixo da praia

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

Cafeterias da costa leste da Austrália criaram um incentivo simples, gostoso e inovador para fazer as pessoas limparem as praias: Os comerciantes dão café ou sorvete a cada balde de lixo retirado da areia e da água.

A ideia começou no início do ano em vários cafés de Sidney e a última a lançar o desafio foi a empresária de North Stradbroke Island, Jennie Truman.

No Café dela, o The Blue Room, um balde de lixo pode ser trocado por uma xícara de café, enquanto na outra loja, o Oceanic Gelati Bar, pode ser trocado por potinho de sorvete.

“O primeiro dia em que implantamos, tivemos um casal com o suficiente para três xícaras de café”, disse Truman.

O lixo

Truman conta que tampas de garrafas de plástico foram os itens mais comuns entregues na cafeteria até agora.

“É um pouco sortido, montes de escovas de dentes, lâminas de barbear, correias, garrafas de plástico quebradas, balões com fitas. Muitas coisas”, disse ela.

Truman disse que foi inspirada a trocar café por lixo depois de ver outro café em Yeppoon, no centro de Queensland, fazendo a mesma coisa há alguns meses.

“Achei que era uma ótima ideia, mas na época não tínhamos muito lixo na praia”, disse ela.

“Eu acho que você é responsável pela área em que você está. Tenha orgulho de seu ambiente e orgulho de mostrá-lo e como podemos mantê-lo”, disse ela.

Ela espera ver os cafés à beira-mar tomarem a iniciativa, ou qualquer coisa parecida para ajudar a manter a área local limpa.

“Uma vez que você começa a notar essas coisas, você as percebe em todos os lugares”.

A moda pegou

No início do ano, a iniciativa funcionou em Sydney, com mais de 15 cafés ao longo das praias do norte se inscrevendo.

Houve também histórias de cafés na Nova Zelândia com a a mesma iniciativa.

Heidi Taylor, diretora executiva da ONG Tangaroa Blue, disse que essa é uma boa maneira de fazer com que mais pessoas notem o lixo nas praias locais.

Taylor disse que o próximo passa dos cafés será xícaras de café reutilizáveis em vez de xícaras descartáveis.

Com informações da ABC Australia

O conteúdo do SóNotíciaBoa é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.