Ele criou bikes para passear com idosos e provocou corrente do bem

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Ele criou bikes para passear com idosos e provocou corrente do bem
|Foto: reprodução / Indiegogo||

A ideia incrível de um homem da Dinamarca – que criou bikes especiais para passear com idosos – virou uma corrente do bem e está ganhando o mundo.  Já chegou a 14 países.

Ole Kassow fez um riquixá clássico de Copenhagen para tirar vovôs de asilos e dar momentos de diversão para eles. É o Cycling Without Age – Pedalar Sem Idade, em tradução livre, uma forma de inclusão para idosos internados.

As imagens da alegria dos vovôs durante o passeio, cantando, dando risada e até parando para tomar um vinho, emocionam (assista abaixo)

“Nossos passeios proporcionam experiências e histórias incríveis. A recompensa de dar a alguém a experiência de mobilidade e vento no cabelo é indescritível”, conta Ole Kassow.

“Trocando histórias, iniciando novas amizades e retribuindo enquanto ainda somos capazes. É a forma mais incrível de inclusão social. Afinal, estamos seguindo o mesmo caminho em algum momento”, lembra.

“Somos apaixonados por esse movimento. Para nós, não é apenas andar de riquixá com os idosos, mas sim construir essa ponte entre gerações”, diz Ole.

Ele conta que os passeios têm um impacto impressionante nos idosos, nos pilotos voluntários, na equipe e na comunidade local.

“Nos últimos dois anos, aprendemos que lares de idosos com riquixás os utilizam como ferramentas para conversas, para criar relacionamentos e melhorar a qualidade de vida de todos os envolvidos”.

Os pilotos são recompensados com uma dose de dopamina por fazer alguém sorrir e os passageiros idosos recuperam sua mobilidade e capacidade de fazer uma viagem pela estrada da memória.

Foto: reprodução / Indiegogo

Parada para um vinho - Foto: reprodução / Indiegogo

Parada para um vinho – Foto: reprodução / Indiegogo

A ideia

Há quatro anos, o ciclista Ole sentiu a necessidade de ajudar pessoas com mobilidade limitada.

A inspiração dele foi um homem idoso, chamado Thorkild, que vive em um casa de repouso de Copenhagen. Ole se ofereceu para levá-lo para um passeio e logo, todos os outros moradores pediram para passear de bike também.

Então ele se juntou a Dorthe Pedersen, um visionário consultor da “Copenhagen”, e juntos compraram os primeiros 5 jinriquixás.

A história cresceu rápido e em 2014 Ole deu um palestra no TEDx para falar de sua invenção.

Corrente do Bem

Não demorou para que a idea do Cycling Without Age se espalhasse para muitas cidades na Dinamarca e outros países.

Hoje, 25 cidades em 14 países que receberam licença livre de royalties para dar aos idosos em suas casas de repouso locais a mesma experiência fantástica.

“Temos embaixadores locais apaixonados em todo o mundo que estão trabalhando duro para iniciar o Ciclismo Sem Idade em sua comunidade.

“Queremos impulsionar seus esforços fornecendo-lhes o primeiro riquixá de bicicleta e todo o know-how de que precisam”.

“Nós nos uniremos a eles e organizaremos reuniões comunitárias, faremos com que os governos locais e asilos estimulem a criação de relacionamentos renovados entre os jovens e os idosos e ensinaremos a eles como administrar, operar e manter os riquixás de Ciclismo Sem Idade”.

bike-mapa-close

Vaquinha

Ole lançou uma vaquinha eletrônica no IndieGogo para arrecadar dinheiro e produzir mais riquixás e ensinar o know-how que adquiriram para espalhar a ideia.

Da meta de 98 mil dólares, ele conseguiu até agora pouco mais de 59 mil, ou seja, 60%.

“Com esta campanha, esperamos angariar fundos para bicicletas e know-how para 12 cidades – da Dinamarca – mas o nosso maior sonho é que possamos angariar fundos para todas as 25 ou 30 cidades, para que possamos começar por esta estrada incrível”.

Nas conta dele, uma bike pode movimentar 20 voluntários, chamados pilotos de riquixá, e 100 idosos.

O pacote de descolagem (bicicleta, transporte, educação, transferência de know-how e taxas de campanha) custa 8.200 USD , pouco mais de 31 mil reais.

Assista:

Youtube tumbnail video

Ole no TED:

Youtube tumbnail video

Com informações do Indiegogo