Brasileira da periferia, formada em Harvard, é eleita deputada

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Brasileira da periferia, formada em Harvard, é eleita deputada
Foto: Marcelo Brandt/G1

Uma jovem da periferia que se formou em Harvard  e que teve a história contada aqui no SóNotíciaBoa foi eleita Deputada Federal por SP.

Tábata Amaral, de 24 anos, foi a sexta candidata mais votada com mais de 264 mil votos.

Ela quer lutar no Congresso Nacional por melhoria na educação pública.

História

Paulistana, Tábata é de Vila Missionária, na periferia da Zona Sul de São Paulo e se candidatou pelo PDT.

Filha de um cobrador de ônibus e uma ex-vendedora de flores, ela estudou em escola pública até o 8º ano.

Aos 12 anos, começou uma carreira como “atleta” do conhecimento. Ao todo, colecionou mais de 30 medalhas em olimpíadas de física, química, informática, matemática, astronomia, robótica e linguística.

O destaque foi nas olímpiadas de matemática: ela ganhou uma bolsa em uma escola privada.

O colégio também bancou moradia e alimentação da estudante porque sua casa ficava distante e os pais não podiam arcar com a despesa.

Lá, Tábata viu os horizontes se alargarem e ouviu pela primeira vez sobre a possibilidade de fazer faculdade fora do país.

Oportunidade

Ela atribui suas conquistas às oportunidades que teve.

“Consequência de oportunidades que me deram acesso a uma educação de qualidade e também a sonhos bem diferentes”, disse em entrevista ao Conversa com Bial.

Quando estava no segundo ano do Ensino Médio, Tábata ganhou uma bolsa para estudar inglês e contou com a ajuda de instituições para cobrir os gastos do application (processo de candidatura às vagas das universidades norte-americanas).

Quando escolheu Harvard, Tabata também tinha sido aceita por outras cinco universidades americanas, entre elas, Caltech, Columbia, Princeton e Yale.

A ideia inicial era estudar Astrofísica, mas uma tragédia em sua vida pessoal fez com que ela quisesse ampliar o campo de estudo.

“Quatro dias depois que eu fui aceita em Harvard eu perdi meu pai para as drogas e para o álcool, de uma maneira que é muito típica da periferia, mas que é rodeada ainda de preconceito e incompreensão”, disse.

“Imagina como estava minha cabeça quando eu cheguei lá [nos Estados Unidos], porque eu tinha a realidade do meu bairro, do meu pai, do meu irmão, a minha, e eu via que o caminho era pela educação. E meu maior sonho era que todo mundo tivesse no mínimo as mesmas oportunidades que eu tive”.

Tabata voltou dos Estados Unidos formada em Ciências Políticas e Astrofísica e no ano que vem assume sua cadeira como Deputada Federal.

Com informações do G1