Novo curativo-enxerto pode revolucionar tratamento de feridas

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Novo curativo-enxerto pode revolucionar tratamento de feridas
Pesquisadora Victoria Albright - Foto: Dharmesh Patel/Texas A&M

Pesquisadores norte-americanos criaram um novo curativo que libera antibióticos direto na ferida… e na medida certa. É um hidrogel que poderá mudar totalmente o tratamento de feridas diabéticas.

Eles são uma espécie de enxerto de pele “ativo” que facilita a cicatrização e minimiza a infecção de feridas crônicas na pele.

Em termos mais simples, o material detecta os estímulos químicos emitidos pelo ferimento e libera os antibióticos necessários.

Os novos curativos têm materiais poliméricos, que podem ser usados para revestir os ferimentos e disponibilizar propriedades anteriormente inatingíveis.

Como

As doses são incorporadas em recipientes chamados micelas, depositadas na superfície de malhas de fibra biodegradável para melhorar a funcionalidade da superfície.

“Assim que obtivemos um sistema funcional, procuramos entender como esse material interage com as bactérias e descobrimos que ele é capaz de prevenir a infecção, como desejado,” disse a pesquisadora Victoria Albright, da Universidade Texas A & M (EUA).

Os resultados demonstram o potencial do desenvolvimento de estruturas superficiais específicas para mudar a química da superfície do material, projetar biomateriais avançados e controlar as interações com a matéria viva.

“Agora que demonstramos resultados muito promissores ‘in vitro’ com células humanas, o próximo passo crítico para a equipe será demonstrar ainda mais esse conceito por meio de testes ‘in vivo’,” disse o professor Hongjun Wang, do Instituto de Tecnologia Stevens (EUA).

Com informações do DS