Substância de planta faz perder peso e melhora diabetes

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Substância de planta faz perder peso e melhora diabetes
Foto: Asian Flora

Uma substância extraída de uma planta medicinal, conhecida como celastrol, faz perder peso e também melhorar o diabetes.

Foi o que constataram pesquisadores liderados pelo Dr. Paul Pfluger, do Centro Helmholtz de Munique, na Alemanha.

O celastrol é produzido pela planta Tripterygium wilfordii, conhecida como “videira trovão de Deus”, ou “léi gong téng”, na medicina tradicional chinesa.

Esse composto já era reconhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e por conter um anticoncepcional masculino.

Saciedade

A equipe alemã descobriu que o celastrol ativa centros específicos de saciedade no cérebro, que desempenham um papel fundamental no controle do peso.

“O celastrol reativa os mecanismos do próprio corpo para controlar o peso que estaria desligado nos indivíduos obesos. Normalmente, os afetados perdem essa sensação de saciedade porque o respectivo hormônio – a leptina – não tem mais efeito. O celastrol, o composto que examinamos, restaura a sensibilidade à leptina e, portanto, a sensação de saciedade,” completou Katrin Pfuhlmann, membro da equipe.

A leptina é um hormônio produzido pelo tecido adiposo.

Quando os receptores de leptina são ativados no cérebro, eles produzem uma sensação de plenitude ou saciedade.

Embora a leptina esteja presente em altas concentrações no sangue de obesos, a resistência à leptina impede que ela ative os receptores.

Em última análise, isso leva a uma incapacidade de regular a ingestão de alimentos, com as consequências bem conhecidas, como obesidade e diabetes tipo 2.

Os testes de diabetes foram realizados em animais de laboratório e deram certo.

A Associação Alemã para o Estudo de Obesidade, DAG, determinou uma nova diretriz para prevenção e o tratamento da obesidade.

Pacientes obesos devem procurar perder entre cinco e dez por cento do seu peso corporal por ano, dependendo do seu índice de massa corporal.

Com informações do Diário da Saúde