Hospital da PUC faz 1ª cirurgia contra Parkinson pelo SUS

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Hospital da PUC faz 1ª cirurgia contra Parkinson pelo SUS
Foto: divulgação|

O Hospital PUC-Campinas fez na semana passada a primeira cirurgia contra Parkinson, pelo SUS, Sistema Único de Saúde.

A cirugia, chamada Estimulação Cerebral Profunda – DBS (Deep Brain Simulation), custaria R$ 100 mil reais se fosse feita em atendimento particular.

O procedimento foi mostrado aqui no SóNotíciaBoa em 2016, num vídeo que viralizou. As imagens feitas em um hospital dos EUA mostram um senhor parar de tremer na hora, quando o sistema é ativado. (vídeo abaixo)

Este é um dos tratamentos mais eficientes contra distúrbios do movimento, Parkinson e Distonia, uma doença de causa desconhecida em que a pessoa começa a ter movimentos incontroláveis na cabeça, braços e na fala.

A cirurgia da PUC de Campinas foi coordenada pelos médicos neurocirurgiões Carlos Melro, Juliana Zuiani e o residente em neurocirurgia Mateus Deltreggia.

Carlos Melro explicou que o primeiro passo é fazer uma ressonância magnética que mostre as coordenadas das áreas do cérebro onde é necessário implantar os eletrodos, que vão estimular os impulsos elétricos responsáveis pelos movimentos.

Sucesso

A cirurgia feita pelo SUS durou cerca de quatro horas, com a paciente acordada, uma mulher de 55 anos que tem o diagnóstico de Distonia Primária.

O procedimento devolverá a funcionalidade, o bem-estar e a qualidade de vida à paciente, garante o médico Carlos Melro:

“Andar sem ajuda de andador, controle dos sintomas motores, independência e redução dos medicamentos, são alguns dos resultados da cirurgia”, explica.

O neurocirurgião disse que daqui duas semanas a paciente voltará ao hospital para ligar os eletrodos.

Equipe que fez a cirurgia - Foto: divulgação

Equipe que fez a cirurgia – Foto: divulgação

A cirurgia

A equipe já realiza o procedimento por meio de convênios privados e atendimento particular agora passa a realizar também pelo SUS.

O Hospital da PUC-Campinas é o único local que passa a realizar o procedimento de forma gratuita. As demandas são encaminhadas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

O procedimento faz parte da assistência do Hospital PUC-Campinas e conta com o apoio da diretoria e da equipe multiprofissional.

Nos casos de Parkinson, a cirurgia não é uma cura para a doença, mas permite que a medicação dada aos pacientes volte a fazer efeito.

Veja o resultado da cirurgia em um paciente com Parkinson dos EUA:

Youtube tumbnail video

Com informações de ACidadeOn e RBC

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube