Brasileira que nasceu na Maré vira empresária de livros na Europa

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Brasileira que nasceu na Maré vira empresária de livros na Europa
Vanessa Pfeil - Foto: Lucilene Rehberg / divulgação

Uma brasileira que nasceu em uma das favelas do complexo da Maré, no Rio de Janeiro, abriu uma distribuidora de livros na Europa e está ajudando ajudando crianças a conhecerem nossa língua.

Vanessa Pfeil, tem anos 39 e nasceu na favela Nova Holanda. Nos anos 90, foi colega de classe da vereadora Marielle Franco, na primeira turma de alunos do curso pré-vestibular da região.

Ela se formou em administração e hoje é dona da “Livros For Kids”, distribuidora na Alemanha que distribui neste ano mais de 4 mil exemplares brasileiros infantis por mês em países da Europa, Estados Unidos, Ásia e Austrália.

A empresa comercializa os livros para famílias brasileiras que moram no exterior e desejam que os filhos aprendam português.

Ajuda a mulheres

Vanessa tem uma rede de distribuidores, especialmente mulheres, que recebem comissão pela venda. O dinheiro as ajuda a se manter no exterior.

A “Livro for Kids” destina 10% de tudo que é vendido a três projetos sociais: o FARO Maré, projeto de alfabetização no complexo carioca de favelas; o pré-vestibular comunitário Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM) e o Instituto Dorcas, que alfabetiza mulheres adultas no Senegal, na África.

Ela conta que foi difícil sair da pobreza no Brasil e agradece pela educação que teve da mãe.

“A gente da favela é ignorada pela sociedade e pelo estado. A diferença é que eu tive uma mãe que lutou por mim e pessoas que me olharam. Não acredito em meritocracia”, diz.

História

Vanessa vive há dez anos na Alemanha com o marido alemão.

Antes de mudar para lá, a empresária manteve uma imobiliária na Maré. O primeiro empreendimento a ajudou com as contas e a sustentar a família que permaneceu no Brasil.

Ela entrou no ramo de livros quando veio visitar a família, há dois anos, e retornou para a Alemanha com 200 títulos infantis na bagagem.

Mãe de gêmeos de seis anos, ela ofereceu as obras a mais famílias de amigos que residem no exterior. Foi um sucesso de buscas e pedidos.

Assim, Vanessa vendeu quatro quitinetes que ainda mantinha na Maré e investiu R$ 120 mil para começar a empresa.

Como

Ela adotou a estratégia de oferecer um custo menor pelas obras. Os livros vão para a Europa de navio.

A Livros for Kids mantém exclusividade com as editoras. A compra fica bem mais barata para o cliente final saindo da Alemanha do que se viesse direto do Brasil.

Assim, se há frete, são apenas locais. E a tabela de preço de cada obra é ajustada de acordo com a economia do país onde está sendo revendida.

“A logística do Brasil para qualquer lugar do mundo é complicada e encarece muito. Muitas vezes, o produto chega avariado e falta excelência”, diz.

O galpão que abriga os livros fica na Alemanha e também entrega pedidos feitos pela internet.

A distribuidora trabalha com um acervo de clássicos infantis, como Monteiro Lobato e Maurício de Souza, e autores contemporâneos de literatura infantil.

Além disso, oferece material para alfabetização em português, obras bilíngues e de cultura brasileira.

O alvo são crianças e jovens de 0 a 17 anos. Para facilitar na logística e nas negociações, Vanessa mantém um contrato com 12 editoras brasileiras.

Sobre o faturamento, a empresária diz: “não prezamos somente o lucro, mas também aumentar a autoestima do brasileiro espalhando nossa cultura pelo mundo” — mas compartilha o dinheiro com a caridade.

Com informações do UniversaUOL

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube