Ônibus recolhe lixo eletrônico, recicla e doa a pessoas carentes

Foto: reprodução / Momento AmbientalFoto: reprodução / Momento Ambiental

Quanta coisa que usamos há pouco tempo, já é considerada lixo eletrônico!  Fita VHS, vídeo cassete, disk man, calculadora, caixa de som, celulares, tv de plasma…

Em vez de ir para os aterros e contaminar o meio ambiente, resíduos e peças desses produtos podem ser reaproveitados para dar vida a equipamentos seminovos.

Esses produtos reciclados vão para instituições públicas onde são usados por pessoas carentes.

No Distrito Federal o ônibus da Metarreciclagem percorre as cidades, recolhendo o chamado lixo eletrônico.

Em seguida os produtos são levados para um grande galpão em Valparaíso de Goiás onde são separados e reciclados.

Depois de pontos, acontece o milagre da sustentabilidade: os eletroeletrônicos seminovos voltam a funcionar e são distribuidos.

Nos cálculos da ONU, o mundo produziu tanto lixo eletrônico em 2016 que daria pra montar 4.500 mil Torres Eiffeel.

Veja a reportagem do Momento Ambiental:

O programa

O Momento Ambiental acaba de completar 10 anos de jornalismo focado no Meio Ambiente. Em alta resolução e com uma fotografia diferenciada, o programa tem caráter educativo e usa uma linguagem simples para estimular nas pessoas práticas saudáveis com o próprio corpo e a natureza.

A proposta é mostrar que o telespectador pode ser o personagem principal de mudanças que o Planeta precisa. O interprograma, com duração de 5 a 7 minutos mostra iniciativas sustentáveis, tecnologias e pesquisas que contribuem para a preservação da biodiversidade.

Cuidar do Meio Ambiente é uma obrigação e também um desafio para todos os habitantes do Planeta e uma preocupação do Conselho da Justiça Federal.

O Momento Ambiental, produzido pelo Centro de Produção da Justiça Federal – CPJUS, é exibido nas TVs Justiça, NBR, em 27 emissoras regionais e nas redes sociais do programa.

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa – com informações do Momento Ambiental

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube

O conteúdo do SóNotíciaBoa é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.