Terapia no metrô: estação cheia de recados positivos

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Terapia no metrô: estação cheia de recados positivos
Foto: Divulgação/Subway Therapy|Foto: Divulgação/Subway Therapy|

Você já pensou em transformar toda a raiva e estresse em algo positivo e deixar isso exposto numa estação de metrô como forma de terapia?

É o que faz o Subway Therapy que é um projeto que surgiu nos EUA, logo após à vitória de Donald Trump, nas eleições em 2016 e conquistou outros países.

Há dois anos, quando Donald Trump venceu as eleições presidenciais nos Estados Unidos, milhares de novaiorquinos encontraram conforto em post its, que são aqueles papéis de notas colantes, muito usados para pregar lembretes em escritórios.

Tudo começou quando o artista Matthew Chávez, pseudônimo Levee, decidiu montar uma “barraquinha” com uma mesa e cadeira para conversar com quem quer que estivesse interessado.

“Eu tenho muita sorte de ter uma família e amigos que me ajudam a processar os eventos que acontecem na minha vida, mas e quem não tem esse apoio?”, escreveu Levee na descrição do projeto Subway Therapy.

O “consultório” ficava aberto por cerca de quatro horas uma vez por semana, mas Levee faz questão de dizer que não é um terapeuta profissional.

Foi então que Levee passou a estimular as pessoas a usarem os post its para que transformassem o estresse e a raiva em algo positivo.

Mais de dez mil mensagens foram escritas logo nos primeiros dias, e ao longo dos meses cerca de 50 mil se espalharam pelos túneis do metrô de Nova York e outras cidades do país.

As mensagens variaram de “keep smiling”, continue sorrindo, a questionamentos de “why?” por que?, e agradecimentos ao criador do Subway Therapy.

O sucesso foi tanto que as mensagens foram transformadas em livro, o Signs of Hope: Messages From Subway Therapy (Sinais de Esperança: Mensagens da Terapia do Metrô, em tradução livre).

Nas eleições de meio termo, que ocorreram no início do mês, o projeto comemorou dois anos e voltou ao metrô para estimular os passageiros a se expressarem, além de lembrá-los da importância de votar. Foram mais de 30 mil notas, algumas das quais podem ser lidas no arquivo digital.

Levee também mantém uma conta do Instagram com novidades e mensagens do projeto.

Foto: Divulgação/Subway Therapy

Foto: Divulgação/Subway Therapy

metro_mensagens2

Com informações da Galileu

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube