Pequeno aparelho faz imunoterapia sem efeitos colaterais

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Pequeno aparelho faz imunoterapia sem efeitos colaterais
Foto: Houston Methodist

Um pequeno aparelho, do tamanho de um grão de arroz, promete fazer tratamentos de imunoterapia localizada, diretamente no local necessário e sem efeitos colaterais.

A imunoterapia é um tipo de tratamento biológico que estimula o sistema imunológico para que ele possa combater infecções e outras doenças como o câncer.

O aparelho minúsculo foi desenvolvido pela equipe do professor Alessandro Grattoni, do Instituto de Pesquisa Metodista de Houston, nos Estados Unidos.

Menor que um grão de arroz, uma vez inserido dentro de um tumor, libera o medicamento pouco a pouco do seu reservatório.

Imunoterapia localizada

Além de concentrar o tratamento em um único procedimento médico, a expectativa é de que a ação direta no local a ser tratado diminua os riscos de efeitos colaterais danosos, como é típico da imunoterapia e também da quimioterapia.

“Com esta pesquisa, estamos tentando estabelecer uma nova estratégia para administrar a imunoterapia diretamente em um tumor, em vez de entregá-la a todo o corpo de um paciente,” disse Grattoni.

“E estamos tentando entender se a aplicação desta maneira seria realmente mais eficaz e teria menos efeitos colaterais do que a imunoterapia convencional, que hoje é aplicada a todo o corpo do paciente”.

Curiosamente, Grattoni e sua equipe decidiram testar seu aplicador de imunoterapia contra o câncer de mama triplo negativo, um câncer agressivo para o qual não existe atualmente uma boa abordagem terapêutica – ocorre que o câncer de mama é considerado não-imunogênico, o que significa que ele pode não responder bem à imunoterapia.

Próximos passos

A próxima fase da pesquisa continuará sendo feita em camundongos, como nesta primeira demonstração e envolverá a combinação do aparelho com radioterapia.

“Esperamos saltar para os pacientes dentro de três anos,” disse Grattoni.

“Nós definitivamente melhoraríamos o que existe atualmente e o que outros grupos já estão estudando.”

Com informações do DiáriodaSaúde

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube