Garis são alfabetizados e ganham festa de formatura no DF

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Garis são alfabetizados e ganham festa de formatura no DF
Foto: divulgação|

A união de forças de várias empresas está mudando a vida de 44 garis do Distrito Federal. Eles foram alfabetizados e vão receber certificado de conclusão de curso nesta quarta, 5, na Universidade Católica de Brasília – UCB.

São homens e mulheres com idades entre 34 e 70 anos, que agora conseguem compreender o mundo das letras.

“A maioria de nossos alunos não sabia sequer escrever o próprio nome quando iniciaram o curso. Agora são capazes de ler e escrever parágrafos inteiros. Eles já pegam ônibus sozinhos, leem placas de sinalização e até ajudam os filhos nas tarefas da escola”, explica a professora Amanda Teles.

A iniciativa

A iniciativa foi da Sustentare Saneamento, onde os garis trabalham.

A empresa forneceu o transporte para os colaboradores e viabilizou os alfabetizadores.

A metodologia do curso foi desenvolvida pela UCB, por meio do projeto filantrópico “Alfabetização Cidadã”, que atende jovens e adultos não alfabetizados.

Os professores Luis Filipe Arruda, Amanda Teles e Williani Carvalho, funcionários da Sustentare, fizeram o curso de capacitação de educador promovido pela universidade.

A UCB forneceu o material escolar.

O SLU-DF autorizou que os alunos estudassem durante o horário de trabalho e que as dependências da DL Sul fossem utilizadas como salas de aula.

O curso de alfabetização teve duração de nove meses e carga horária de 270 h/a.

“Além de proporcionar uma vida mais digna, a alfabetização é muito importante para aumentar o engajamento dos funcionários, as chances de promoção e diminuir os riscos de acidentes”, afirma Williani Carvalho, Coordenadora de Projetos e Recursos Humanos da Sustentare Saneamento.

Ajuda na Formatura

A festa de formatura será nesta quarta, 5, no auditório do prédio central da Universidade Católica de Brasília, em Taguatinga Sul.

Para a festa as lojas Lisdamas e Sonho Real forneceram voluntariamente roupas de gala masculinas e femininas para todos os alunos.

Antes da formatura, a Embelleze fará os penteados e a maquiagem dos graduandos gratuitamente.

A festa será promovida pela UCB, com mesa de frios e bebidas.

Após a entrega dos diplomas, os alunos serão encaminhados à rede pública de ensino.

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Este é o quarto ano que a empresa patrocina o curso de alfabetização para os garis. Mais de 100 profissionais já foram alfabetizados.

Novas turmas serão abertas no ano que vem.

Levantamento do Departamento de Recursos Humanos da Sustentare aponta que dos 2.500 garis da empresa, cerca de 55% são analfabetos, ou não concluíram o ensino primário.

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube