Criada droga feita de couve-de-bruxelas para tratar Alzheimer

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Criada droga feita de couve-de-bruxelas para tratar Alzheimer
Foto: Reprodução Daily Mail

A couve-de-bruxelas, uma espécie de mini hortaliça, rica em vitamina A, é a base para uma nova droga anti-Alzheimer.

A medicação foi desenvolvida por cientistas das Universidades de Aberdeen, na Escócia e Durham, no Reino Unido. Segundo eles, a droga tem “muito potencial” para interromper as células cerebrais que levam à doença.

O medicamento é composto de vitamina A “sobrecarregada”, que é encontrada em vegetais como brotos e cenouras.

A droga também pode beneficiar ALS – ou doença de Lou Gehrig – que afeta os músculos dos braços, pernas, boca e sistema respiratório.

A pesquisa foi realizada junto com a empresa de desenvolvimento químico High Force Research. Os resultados da pesquisa no laboratório serão publicados no ano que vem.

Vitamina A

Quando decomposta pelo corpo, a vitamina A se transforma em uma substância química chamada ácido retinóico, que é crucial para o desenvolvimento do sistema nervoso.

Níveis mais altos de ácido retinóico no corpo poderiam deter os danos aos nervos e aumentar o número de células nervosas, esperam os pesquisadores.

O projeto custou £ 250.000, pouco mais de 1 bilhão de reais.

Os cientistas demoraram dois anos para desenvolver sinteticamente a vitamina A e esperam que estejam a um passo do tratamento de Alzheimer, Parkinson e neurose motora.

“Estamos avançando com uma nova terapia que poderia ser usada para ajudar pessoas com a doença de Alzheimer”, disse o professor Peter McCaffery, que pesquisa a vitamina A na Universidade de Aberdeen, na Escócia.

“Nosso trabalho ainda está em um estágio inicial, mas acreditamos que este é um desenvolvimento positivo e que as novas drogas parecem proteger [as células nervosas]”.

“E essas super versões da vitamina A estão fazendo a diferença, pelo menos no laboratório, acrescentou McCaffery.

“Estamos basicamente tentando criar uma versão massivamente amplificada do que a vitamina A já faz para o corpo.

“Agora queremos testá-las ainda mais e solicitar as patentes necessárias, mas estou satisfeito com a forma como as coisas progrediram desde 2016”, concluiu.

Com informações do Daily Mail

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube