Google faz tour virtual no Museu Nacional antes do incêndio: Veja!

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Google faz tour virtual no Museu Nacional antes do incêndio: Veja!
Foto: Google

O Google criou uma tour virtual para você visitar o Museu Nacional, antes da destruição provocada pelo incêndio de setembro de 2018.

É a oportunidade para quem não havia visitado o museu e que deixou de ver todas as peças lá contidas.

Dentro da plataforma Google Arts & Culture, há um tour com imagens em 360º pelas salas do museu (captado pelo Google Street View), além de oito exposições.

É possível ver imagens de 164 peças atingidas pelo incêndio — dentre elas, o crânio de Luzia (fóssil humano mais antigo das Américas).

Como

Segundo Chance Coughenour, gerente do departamento de preservação histórica do Google, isso só foi possível porque alguns anos atrás o Museu Nacional permitiu que a empresa fotografasse e filmasse sua coleção.

“O Google Arts & Culture começou a trabalhar em 2016 com o museu para lançar sua coleção online – para que qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo pudesse vê-la e saber mais sobre os artefatos”, disse Coughneour.

Apesar desse museu ser um das mais de 50 instituições de arte brasileira a integrar o Google Arts & Culture (são 1,8 mil no mundo inteiro), essa é a primeira vez que a exposição digital de um museu vai ao ar depois do acervo físico ser destruído.

Reconstrução 

O governo pretende destinar cerca de R$ 55 milhões para a reconstrução do espaço, além de contar com a ajuda dos 190 mil euros, 840 mil reais, doados pelo governo alemão à causa.

Também haverá um repasse de R$ 2,5 milhões do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

O projeto do Google contou com o apoio da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e do Ministério da Educação.

Assista:

Youtube tumbnail video

Com informações da Superinteressante

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube