O lado oculto da lua: China divulga imagens inéditas

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para O lado oculto da lua: China divulga imagens inéditas
foto inédita tirada pela Chang'e-4 Foto: Divulgação|AUTORETRATO feito pela sonda chinesa Foto: Divulgação

Imagens inéditas do lado escuro da lua foram divulgadas pela Administração Nacional Espacial da China feitas a partir da sonda Chang’e-4.

A sonda pousou no último dia 03 de janeiro com sucesso no lado oculto da Lua pela primeira vez na história.

Além de registrar fotos do panorama lunar, o equipamento chinês também fez um “autorretrato” em que é possível observar os diferentes componentes da sonda e as crateras lunares.

Em comunicado divulgado nesta sexta, 11, os pesquisadores chineses afirmaram que a análise preliminar da topografia da superfície lunar foi realizada com sucesso, graças à expedição do jipe espacial Yutu 2, que deixou o módulo de pouso e agora realiza a exploração de um local conhecido como Cratera Von Kármán, próximo ao Polo Sul lunar.

O Yutu 2 conta com um sistema de deslocamento especialmente desenvolvido para percorrer terrenos irregulares e apresentar um bom desempenho mesmo com a baixa gravidade da Lua.

A sonda Chang’e 4 pousou na Lua com um detector de radiação de nêutrons e outro detector de átomos para estudar como os ventos solares afetam a superfície do satélite.

De acordo com a Administração Nacional Espacial da China, os equipamentos realizarão medições detalhadas do terreno e da composição mineral lunar: acredita-se que a região do Polo Sul lunar tenha sido formada durante uma gigantesca colisão.

Por conta da sincronia entre os movimentos da Terra e da Lua, parte do nosso satélite sempre permanece oculto ao nosso olhar, o que também dificulta o lançamento de naves para essa região.

Veja a panorâmica:

AUTORETRATO feito pela sonda chinesa Foto: Divulgação

AUTORRETRATO feito pela sonda chinesa Foto: Divulgação

A agência espacial chinesa também divulgou um vídeo em que é possível observar as fotos do lado oculto da Lua em sequência:

Youtube tumbnail video

Com informações da Galileu

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube